Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Contactos
Mapa do Site
Como chegar à Escola de Engenharia
email de contacto
   
  imprimir
 
Engenharia Têxtil
 
Engenharia Têxtil 

FORMULÁRIO de CANDIDATURA 

O objetivo do programa Doutoral em Engenharia Têxtil é a formação de uma nova geração de especialistas e investigadores na área da Ciência e Tecnologia Têxtil, altamente qualificados e capazes de um trabalho autónomo de investigação, desenvolvimento e inovação em ambiente universitário ou empresarial, de forma a contribuir para a criação de um novo conhecimento que potencie a interação entre a Universidade e o tecido empresarial e contribua para a competitividade e sustentabilidade da indústria têxtil e do vestuário (ITV) nacional e europeia. É por isso um programa de formação pós-graduado adaptado, por um lado, à dinâmica de um sector cada vez mais flexível e knowledge-intensive, cuja competitividade e sustentabilidade dependem fundamentalmente da sua capacidade de inovação, design, criação e qualidade, e por outro, aos novos paradigmas do ensino, visando integrar as diretivas de Bolonha.

O Programa Doutoral em Engenharia Têxtil compreende duas partes:

- Uma parte escolar que decorre nos dois primeiros semestres, designada de “Curso de Doutoramento em Engenharia Têxtil”, que integra Unidades Curriculares das áreas das Ciências e Tecnologias Complementares (UCs de Formação Horizontal) e da Ciência e Tecnologia Têxtil (UCs de Formação Avançada), perfazendo um total de 60 ECTS. Os alunos que terminem com aproveitamento o Curso de Doutoramento têm direito à obtenção de um Diploma de Estudos Avançados em Engenharia Têxtil.
- Uma parte de dissertação, que decorre nos restantes semestres, envolvendo trabalhos de I&D e conducente à elaboração de uma “tese” na área da Ciência e Tecnologia Têxtil, perfazendo um total de 120 ECTS.
 
Professor Coordenador: Fernando Ferreira
 
Contactos:
Departamento de Engenharia Têxtil
Universidade do Minho
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães
Tel. 253 510 280
Fax 253 510 293
 
Grau académico que o curso confere: Doutor
 
Áreas de Especialização: Engenharia Têxtil
 
Condições de Admissão:
1. Titulares do grau de Mestre em Engenharia ou equivalente legal.
2. Candidatos que cumpram um dos requisitos constantes nas alíneas b) e c) do ponto 1 do artigo 30º do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março.
3. Poderão ser admitidos, como supranumerários, candidatos que frequentaram a parte curricular de uma edição anterior do Programa.
 
Documentação necessária para a candidatura:
Certificado de Licenciatura, Curriculum Vitae, Fotocópia do Bilhete de Identidade e do cartão de Contribuinte, 1 Fotografia.
 
Vagas: Mínimo 5 / Máximo 25
 
Duração do Curso: 3 anos (6 semestres), 180 ECTS
 
Valor das propinas: 2.750,00 ¤ /ano
 
Regime/Horário: a definir
 
Local de funcionamento: Campus de Azurém, Guimarães
 

 
  © 2014 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por EEUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.