Universidade do Minho  

             
 
  Autenticação/Login
 
Homepage
Contactos
Mapa do Site
Como chegar à Escola de Engenharia
email de contacto
   
  imprimir
 
voltar 
Aluna da UMinho vence 1º prémio do Fraunhofer Portugal Challenge
Porto, terça-feira, 30-10-2012
Sara Pimenta, aluna de Engenharia Biomédica e do Centro Algoritmi, venceu a categoria de Mestrado do Fraunhofer Portugal Challenge. O dispositivo portátil inovador propicia a classificação do tipo de sangue em 5 minutos, contra os 30 minutos atuais.
Aluna da UMinho vence 1º prémio do Fraunhofer Portugal Challenge
 
Sara Pimenta, aluna de Engenharia Biomédica da Universidade do Minho, venceu o primeiro prémio na categoria de Mestrado do Fraunhofer Portugal Challenge 2012. O concurso de ideias organizado pelo centro de investigação Fraunhofer AICOS desafiou estudantes e investigadores das universidades portuguesas a apresentarem ideias inovadoras e de utilidade prática com potencial de mercado. 

A aluna da academia minhota foi distinguida pelo desenvolvimento de um dispositivo portátil que identifica o tipo de sangue de uma pessoa em apenas cinco minutos. O procedimento demora cerca de 30 minutos com as técnicas atuais, o que faz com que este aparelho portátil permita salvar vidas em situações de emergência, ao tornar as transfusões de sangue mais seguras. O trabalho da jovem estudante da Escola de Engenharia da UMinho foi desenvolvido no Centro Algoritmi e sustenta-se num equipamento portátil capaz de identificar e classificar o tipo de sangue de um paciente (sistema ABO-Rh), baseado numa análise espectrofotométrica. O projeto recebeu um prémio de 2000 euros. 

"Esta distinção foi uma grande surpresa, não estava à espera de ter passado a primeira, a segunda e a terceira fases até chegar à final. Espero de facto que esta inovação consiga salvas vidas em casos de emergência, essa foi sempre a minha motivação quando parti para o projeto", refere Sara Pimenta, de 23 anos e natural de Felgueiras, que acaba de iniciar o doutoramento em Engenharia Biomédica na UMinho, na área da eletrónica médica. O Prémio foi promovido pelo Fraunhofer AICOS (Research Center for Assistive Information and Communication Solutions), que faz parte da Fraunhofer Gesselchaft, a maior organização europeia de investigação aplicada na área das engenharias, que conta com mais de 20 mil investigadores e um orçamento para Investigação & Desenvolvimento de 1,8 biliões de euros. 

José Silva (Ciência de Computadores) terceiro na categoria Doutoramento 

Na categoria Doutoramento, José Silva, de Ciência de Computadores da UMinho, ficou em terceiro lugar, recebendo 1000 euros de prémio. O investigador idealizou uma forma inovadora de desenvolvimento de software que permite a criação rápida de protótipos de ambientes de computação ubíqua. A ferramenta desenvolvida permite aos utilizadores navegar pela simulação do ambiente pretendido, permitindo ao mesmo tempo que estes experimentem e avaliem as várias características da solução desenvolvida. 

Os concorrentes da UMinho destacaram-se pela quantidade e qualidade das ideias apresentadas. Também a edição de 2011 do Fraunhofer Portugal Challenge teve dois finalistas da UMinho: Waldir Pimenta (Mestrado) idealizou um sistema de reconhecimento facial que é mais rápido e eficiente a realizar esta exigente tarefa do que os sistemas atuais, usando técnicas completamente inovadoras; e Rui Barbosa (Doutoramento) apresentou um sistema de inteligência artificial que é capaz de substituir, e com melhores resultados, os seres humanos na análise e na gestão de produtos financeiros, como por exemplo fundos de investimento ou ações. 

Categoria Mestrado 
1º prémio - "ABO and Rh Human Blood Typing Device", de Sara Pimenta (Universidade do Minho) - 2000¤ 
2º prémio - "Eco-visualization in Design", de Mafalda Rocha (Universidade de Aveiro) - 1000¤ 

Categoria Doutoramento 
1º lugar - "Left Ventricle Functional Analysis from Coronary CT Angiography", de Samuel Silva (Universidade de Aveiro) - 3000¤ 
2º lugar - "The effective use of brain-computer interfaces in real-world applications", de Gabriel Pires (Universidade de Coimbra) - 1500¤ 
3º lugar - "Rapid Prototyping of Ubiquitous Computing Environments", de José Silva (Universidade do Minho) - 1000¤

contactos
Universidade do Minho
Escola de Engenharia 
Centro Algoritmi
Campus de Azurém, 4800-058 Guimarães - Portugal
Email: sara.mota@algoritmi.uminho.pt 
Tel.: + 351 253510180 
Fax: + 351 253510189
Site: http://algoritmi.uminho.pt

Sara Pimenta 
Email - sssara.ppimenta@gmail.com

Fraunhofer Portugal 
Rua Alfredo Allen, 455, 4200-135 Porto 
Tel.: +351 220408300 
Email: challenge@fraunhofer.pt 
Site: http://www.challenge.fraunhofer.pt
Fotografias
 
voltar 
 
  © 2014 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por EEUM Símbolo de Acessibilidade na Web D.