Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Voltar Bioengenharia (PD Interinstitucional) (Programa Doutoral) 2017/2018


Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
240
Duração:
8 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: 253510179; 253510160 Fax: 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: https://www.eng.uminho.pt

Descrição


O Programa de Doutoramento em Bioengenharia é um programa de cariz internacional no âmbito do programa MIT Portugal (www.mitportugal.org), envolvendo a colaboração do Massachusetts Institute of Technology (MIT) com um consórcio de três Universidades Portuguesas, a Universidade do Minho, a Universidade de Lisboa e a Universidade Nova de Lisboa, que oferecem um Programa Doutoral em associação.
Este programa, de cariz multidisciplinar, integra um Curso Avançado de um ano, conducente a um Diploma de Estudos Avançados, e uma Tese de Doutoramento realizada parcialmente no MIT ou noutras universidades estrangeiras, que colaboram com o programa.
O programa de Bioengenharia procura proporcionar formação de pós-graduação de mais alta qualidade na área de conhecimento de Bioengenharia, especificamente em engenharia de tecidos, biomateriais, computação em biossistemas e biossistemas sintéticos, desenvolvimento de medicamentos, neurociências, dispositivos e tecnologias biomédicas, sistemas de saúde e meio ambiente e inovação e liderança para futuros bioengenheiros.
A formação de 3º ciclo, oferecida conjuntamente por três universidades portuguesas com colaboração do MIT, visa preparar os alunos para:
a) Desenvolver investigação de excelência e lhes possibilite realizar um trabalho científico atualizado e aprofundado;
b) Conhecimentos avançados e competências transversais e transdisciplinares em sistemas de (bio)engenharia que permitam explorar soluções para problemas na interface entre a engenharia/tecnologia e as ciências da vida através da combinação de capacidades integradoras de inovação técnica, empreendedorismo, liderança e pensamento sistêmico;
c) Aprofundar a formação de ciclos prévios, com vista a uma melhor qualificação e preparação para a vida profissional, de modo a que possam contribuir para o avanço do conhecimento atual através da investigação criativa, autónoma, crítica e de exigência na área científica de Sistemas de Engenharia.

Acesso a estudos superiores


A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento.

Saídas profissionais


Investigação, desenvolvimento e liderança nas áreas emergentes do Programa, em instituições de investigação, ensino superior, empresas biotecnológicas e farmacêuticas, hospitais e criação de "start-ups".
Os Doutorados em Bioengenharia estarão vocacionados para desempenhar cargos de:
- Liderança de equipas multidisciplinares que abordam desafios novos e complexos em operações de desenvolvimento de processos e produtos.
- Planeamento e gestão de estratégias de inovação de empresas de base tecnológica.
- Preparação e implementação de programas de investigação e desenvolvimento em ambientes industriais ou universitários.

Acesso


30

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Doutor pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável.

Prazos de candidatura


1ª Fase
De 23 de janeiro a 16 de abril de 2017 

2ª Fase
De 17 de abril a 04 de junho de 2017

Prazos de inscrição


De acordo com a informação disponibilizada pelos Serviços Académicos da Universidade do Minho (ver em: https://alunos.uminho.pt/)

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
28-05-2014
Número de Registo:
R/A-Ef 2378/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
27-05-2020