Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Voltar Informática MAP-i (PD Interinstitucional) (Programa Doutoral) 2017/2018


Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
240
Duração:
8 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Gualtar, Braga
Área científica predominante:
  • Informática

Contactos


    Director de Curso
    Gabriel de Sousa Torcato David
    gtd@fe.up.pt
    Tel: 225081408/225081502

    Coordenador Académico


    Tel:

    Coordenador ECTS
    Rosa Maria Castro Fernandes Vasconcelos
    rosa@det.uminho.pt
    Tel: 510292 /517178

    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: 253510179; 253510160 Fax: 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: https://www.eng.uminho.pt

Descrição


O Programa Doutoral em Informática MAP-i é uma parceria entre as Universidades do Minho, Aveiro e Porto, definido como um projeto de excelência ao nível do 3º Ciclo de Formação, fortemente orientado para a investigação, enraizado em parcerias fortes com as instituições de referência no tecido industrial e num enquadramento internacional prestigiante. O Programa visa formar profissionais altamente qualificados, capazes de desempenhar um papel de relevo ao nível da investigação, ensino, empreendedorismo e liderança em Informática.
O programa compreende um primeiro ano de natureza curricular, a que se segue um projeto de tese com a duração de três anos. O ano curricular visa:
- dar uma visão abrangente e atualizada dos fundamentos da computação, dos paradigmas de computação e das tecnologias de informação, através de três unidades curriculares opcionais oferecidas de acordo com uma chamada aberta dirigida anualmente ao corpo docente e investigador das universidades envolvidas;
- promover a aquisição de conhecimentos e competências avançadas nas áreas específicas de tese, através de duas unidades curriculares - Opção Livre e Preparação da Proposta de Tese - já com a participação do futuro orientador de tese;
- desenvolver competências metodológicas gerais associadas à atividade científica, através da frequência de um Seminário e de uma unidade curricular opcional externa.
Os restantes três anos são dedicados ao trabalho de investigação relativo à dissertação de doutoramento, sendo o trabalho de cada estudante sujeito a um controlo de qualidade através de relatórios anuais de progresso, discutidos num simpósio anual do programa.
Assume-se uma clara vocação internacional através do estabelecimento de parcerias externas, da captação de estudantes estrangeiros e da adoção da língua inglesa como língua de trabalho. Em particular, o MAP-i integra a parceria CMU-Portugal, possibilitando situações de co-tutela e obtenção de grau duplo com a Universidade de Carnegie Mellon (EUA).

Acesso a estudos superiores


A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento

Saídas profissionais


Os doutorados MAP-i estão habilitados a desenvolver atividades de investigação científica e tecnológica na área da Informática nos mais variados contextos. Potenciais empregadores incluem todas as entidades dos sectores público e privado vocacionadas para a realização de investigação científico-tecnológica nesta área (universidades; laboratórios públicos e privados de investigação e desenvolvimento), assim como entidades, nomeadamente empresas com atividade na área das tecnologias de informação, que desenvolvam projetos em que a presença de um doutorado em Informática constitua uma mais-valia.

Acesso


50

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Doutor pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


1. Para ingressar no Programa de Doutoramento, o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos específicos aplicáveis e, em particular, respeitar pelo menos uma das alternativas expressas nas alíneas seguintes:
a. Possuir o grau de Mestre ou um segundo ciclo de formação superior em Informática, Engenharia Informática ou áreas afins.
b. Possuir uma graduação em Ensino Superior, obtida em instituição nacional ou estrangeira, reconhecida como apropriada pela Comissão Científica do Programa;
c. Possuir um currículo profissional ou científico reconhecido como relevante e apropriado pela Comissão Científica.
2. Os candidatos devem ter um bom domínio, falado e escrito, da língua inglesa.

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável.

Prazos de candidatura


1ª Fase
De 27 de março a 24 de abril de 2017 

2ª Fase
De 30 de maio a 30 de junho de 2017 

3ª Fase
De 01 de agosto a 11 de setembro de 2017

Prazos de inscrição


De acordo com a informação disponibilizada pelos Serviços Académicos da Universidade do Minho (ver em: https://alunos.uminho.pt/)

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Regime Unidade Curricular Área Cient. ECTS
Ano 1 60
S1 Opção em Paradigmas de Computação I 5
S1 Opção em Tecnologias I 5
S1 Opção em Teoria e Fundamentos I 5
S1 Seminário I 15
S2 Proposta de Tese I 20
S2 Opção Externa QA 5
S2 Opção Livre 5
Análise de Dados Espaciais M 3
Análise de Dados Longitudinais M 3
Ano 2 3 4 180
TA Tese I 180

Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
23-05-2014
Número de Registo:
R/A-Ef 1418/2011/AL01
Data de Registo:
03-02-2016
Validade:
22-05-2020