Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Voltar Sistemas Avançados de Engenharia para a Indústria (Programa Doutoral) 2021/2022


Geral


Grau Académico:
  • Doutor
ECTS:
240
Duração:
8 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Sistemas Avançados de Engenharia

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: +351 253510179 / 253510160 Fax: +351 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


Este programa doutoral é especialmente direcionado para preparar os alunos para uma carreira na indústria.
É um programa doutoral no sentido tradicional, pois garante que o doutorado tenha uma formação sólida e ampla na respetiva área, que realizou uma contribuição original e significativa para o corpo do conhecimento científico, e que relatou o trabalho num modo escolástico.
Este programa segue uma tendência recente dos programas doutorais em formar os estudantes em competências transversais (como networking, escrita, apresentação, trabalho em grupo, colaboração com a indústria).
Este programa de doutoramento está organizado de acordo com Bolonha, em 4 anos com um ano curricular e um período de investigação.
O ano curricular compreende 12 Unidades Curriculares de 5 ECTS que estão distribuídas de acordo com a seguinte tipologia: 6 UC técnico-científicas, 3 UC de gestão industrial e inovação e 3 UC de competências interpessoais.
As UC técnico-científicas dão aos alunos as bases científicas que permitirão uma compreensão aprofundada dos problemas industriais que são adotados como motivação de investigação para escolha do tema da tese.
Cada UC é organizada num conjunto de módulos que estão organizados nos seguintes temas:
1º semestre:
(1) Sistemas de fabricação e logística avançados,
(2) Sistemas de informação e software avançados,
(3) Materiais avançados e física;
2º semestre:
(4) Sistemas de visualização de informações e Sistemas de CAD avançados,
(5) Sistemas Embebidos e Informática Industrial,
(6) Modelação, simulação e otimização.

Resultados de aprendizagem


1. O programa doutoral tem como objetivo a solução de problemas de engenharia na indústria. Isso requer uma abordagem científica sólida, mas o resultado da investigação deve ter utilidade e/ou valor numa perspetiva industrial. É expectável que os alunos sejam capazes de trabalhar com problemas ambíguos e mal especificados e em assuntos fora da sua área científica.
2. O programa ajuda os estudantes a melhorar as suas competências de comunicação, seja escrita, seja oral. Os alunos receberão formação em apresentação e em escrita científica.
3. O programa inclui a cooperação com uma empresa, o que implica que os alunos devem interagir com seus colaboradores. Este contato com o mundo real permite que os alunos compreendam os atuais desafios tecnológicos e científicos de engenharia e de gestão enfrentadas pelos profissionais da indústria.
4. Este programa está vocacionado para a investigação aplicada em contextos industriais e, consequentemente, proporciona aos alunos competências sobre como transformar os resultados da investigação em artefatos úteis numa perspectiva comercial e empresarial. Os alunos adquirirão competências que são importantes para a inovação industrial, abordando questões relacionadas com patentes, direitos de propriedade intelectual, e necessidades de mercado. Serão ainda capazes de preparar planos de investigação aplicada, para apoiar uma política de patentes e propriedade intelectual e para sustentar o desenvolvimento industrial.

Acesso a estudos superiores


A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento.

Saídas profissionais


Este programa de doutoramento pretende formar doutorados para trabalhar na indústria, com responsabilidades na inovação e no desenvolvimento tecnológico de sistemas avançados de engenharia em contextos fabris, nomeadamente: sistemas avançados de produção e logística; sistemas avançados de software e de informação; visualização de informação e sistemas de CAD avançados; sistemas embebidos e informática industrial; modelação, simulação e otimização.
A especialização nestes tópicos de engenharia capacita os doutorados para promover a adoção, em ambientes industriais, de referenciais e modelos de excelência e de qualidade, para gerir explicitamente a propriedade industrial e a estratégia de inovação.
O doutorado tornar-se-á, assim, um agente eficaz na gestão da mudança organizacional.

Acesso


18

Vagas

5

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura na Escola de Engenharia da Universidade do Minho. 

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


Titulares de grau de mestre em Engenharia nas especialidades Industrial, Produção, Sistemas, Sistemas de Informação, Informática, Computadores, Electrónica, Mecânica, Mecatrónica, Robótica, ou afins.
No que diz repeito à experiência profissional, os candidatos devem demonstrar experiência em ambientes industriais (independentemente da função desempenha nessa experiência), tais com indústrias de mass consumer, automóvel, or têxtil (estes são só três possíveis exemplos). Fábricas de software não são consideradas aqui sector industrial. Alternativamente, os candidatos devem demonstrar conhecimento relevante e aprofundado de problemas industriais, pelo facto de terem executado trabalho de investigação sobre a área com resultados tangíveis (relatórios técnicos, teses ou dessertações, artigos publicados, ...).
Os candidatos devem demonstrar competência na língua Inglesa através da qualificação TOEFL nível B2 (CEFRL).

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
03-03-2020
Número de Registo:
R/A-Cr 18/2014
Data de Registo:
24-03-2014
Validade:
30-07-2025