Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Ciência e Tecnologia Cervejeira

​O Curso de Formação Especializada em Ciência e Tecnologia Cervejeira apresenta uma formação orientada à solução de problemas ligados à indústria cervejeira e afins, desde a produção das matérias-primas até à comercialização do produto final. Considera como objetivos principais os seguintes princípios orientadores:

1. Complementar a formação de licenciados em cursos relacionados com Tecnologia Química e Alimentar, Biologia, Agricultura, Marketing e Gestão, conferindo formação especializada, avançada, em áreas relacionadas com a indústria cervejeira e afins;

2. Proporcionar formação avançada e atualizada nas áreas da Tecnologia, Segurança e Ciência no setor cervejeiro e afins;

3. Fornecer aos alunos uma forte formação na metodologia da investigação e experimentação no setor cervejeiro e afins;

4. Proporcionar a transferência de tecnologia em questões relacionadas com o processamento e qualidade do produto, desenvolvimento de novos produtos tendo em conta os aspetos nutricionais e sensoriais e certificação da qualidade;

5. Dinamizar a I&DT em torno do setor cervejeiro e afins, promovendo a qualidade dos produtos, reforçando a sua segurança e qualidade, preparando-os deste modo para competir no Mercado Global.

O Curso de Formação Especializada em Ciência e Tecnologia Cervejeira permitirá proporcionar formação avançada e atualizada nas áreas da Tecnologia, Segurança e Ciência no setor cervejeiro e afins, fornecendo aos alunos uma forte formação em metodologias de investigação e experimentação naquele setor, fomentando a transferência de tecnologia em questões relacionadas tanto com o processamento e qualidade do produto, como com o desenvolvimento de novos produtos (tendo em conta os aspetos nutricionais e sensoriais) e com a certificação da qualidade. Como resultado, espera-se uma maior dinamização da I&DT em torno do setor cervejeiro e afins, promovendo a qualidade dos produtos, reforçando a sua segurança e qualidade, preparando os alunos para competir no Mercado Global.

Professor Coordenador: José António Teixeira

Contactos:
Departamento de Engenharia Biológica
Universidade do Minho
Campus de Gualtar, 4710-057 Braga
Telefone: 253 604 400
Fax: 253 604 429
E-mail: jateixeira@deb.uminho.pt
www.deb.uminho.pt

Grau académico que o curso confere: Diploma de Formação Especializada.

Destinatários: O Curso de Formação Especializada destina-se a mestres e licenciados em cursos relacionados com Tecnologia Química e Alimentar, Biologia, Agricultura, Marketing e Gestão, e profissionais de empresas e de serviços do setor cervejeiro e afins.

Áreas de especialização: Engenharia Química e Biológica

Condições de admissão: são admitidos à candidatura ao curso, os titulares do grau de Mestre ou Licenciado (pré-Bolonha) em cursos relacionados com Tecnologia Química e Alimentar, Biologia, Agricultura, Marketing e Gestão ou os titulares de habilitações legalmente equivalentes. Mestres e Licenciados noutros cursos poderão igualmente ser considerados, desde que possuam CV compatível.

Vagas: mínimo 5, máximo 20

Duração do curso: 1 semestre

Prazo para Candidaturas: 7 a 19 de novembro de 2016

Valor das propinas: 5000€

Regime/Horário: a definir (início da aulas: 29 de novembro)

Local de funcionamento: As aulas presenciais terão lugar no campus de Gualtar, Braga.