Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Programação de Computadores para Reconversão de Licenciados (Qualifica-IT)

​O principal objetivo do curso consiste na reconversão de licenciados em áreas não relacionados com Tecnologias de Informação (TI) por forma a aumentar a oferta orientada para o mercado de talento qualificado para as empresas de TI existentes na região, bem como acelerar a atração de investimento de TI para a região.
Pretende-se dotar os formandos deste curso com competências adequadas às necessidades das empresas da área de desenvolvimento de software, nomeadamente as necessárias para iniciarem um percurso como programadores júniores de aplicações informáticas nas empresas da região. Concretamente, deverão conhecer as principais tecnologias e linguagens de programação atualmente utilizadas nos vários tipos de aplicações informáticas e ser capazes de implementar novas funcionalidades em aplicações já existentes e de desenvolver aplicações de reduzida complexidade, utilizando as ferramentas em exploração na atualidade. Adicionalmente, os formandos deverão conhecer as principais atividades do processo de desenvolvimento de software, para que possam perceber e envolver-se nas dinâmicas das equipas de desenvolvimento de software.

Contactos:
Conselho Pedagógico da Escola de Engenharia
Campus de Azurém
4804-533 Guimarães
Tel: 253510179
Fax: 253510178
cp@eng.uminho.pt

Grau académico que o curso confere: Diploma de Formação Especializada

Área de especialização: Engenharia de Software

Condições de admissão: Pretende-se a admissão ao curso de licenciados sobretudo em domínios STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) não TI, bem como uma percentagem reduzida de licenciados provenientes de domínios não STEM, tais como Ciências Económicas, Sociais ou Jurídicas.

Vagas: mínimo 12, máximo 120

Duração de cada curso: 30 semanas

Valor das propinas de cada curso: (a definir)

Regime/Horário de cada curso: Normal

Local de funcionamento: Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga