Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Voltar Micro/Nano Tecnologias (Mestrado) 2017/2018


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Azurém, Guimarães
Área científica predominante:
  • Micro/Nano Tecnologias

Contactos


    Director de Curso
    Maria Conceição Jesus Rego Paiva
    mcpaiva@dep.uminho.pt
    Tel: 253510327

    Coordenador Académico


    Tel:

    Coordenador ECTS
    Rosa Maria Castro Fernandes Vasconcelos
    rosa@det.uminho.pt
    Tel: 510292 /517178

    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: 253510179; 253510160 Fax: 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: https://www.eng.uminho.pt

Descrição


No coração das tecnologias existe um mundo por trás do nosso, invisível mas ainda assim fascinante, o mundo à escala micro/nano. As micro/nano tecnologias são hoje um dos principais focos das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em todos os países industrializados. Os investimentos na área têm sido crescentes existindo já alguns produtos industriais micro/nano tecnológicos e prevê-se que o seu número aumente rapidamente. Este mercado está assim em plena expansão existindo uma gama de produtos onde a introdução da miniaturização, baixo consumo, elevado desempenho a baixo custo são fatores fundamentais. As aplicações das micro/nano tecnologias compreendem um largo espectro, envolvendo um elevado grau de interdisciplinaridade e de áreas científicas, tais como aplicações na bioquímica, biomédica, biologia, mecânica, ótica, fluidos, termodinâmica, aeroespacial e telecomunicações.
Procurando oferecer uma oferta formativa única, este curso organizado com a colaboração ativa de cinco departamentos da escola de engenharia (Biologia, Polímeros, Têxtil, Mecânica e Eletrónica Industrial) proporciona ao aluno uma visão multidisciplinar que as micro e nano tecnologias têm para oferecer. Com uma estrutura em quatro semestres, o primeiro e segundo semestres pretendem introduzir o aluno aos conceitos de micro e nanotecnologias, assim como às ferramentas para produção e caracterização. Os terceiro e quarto semestres dedicam-se essencialmente à realização de investigação na forma de dissertação, utilizando os recursos dos centros de investigação que apoiam o curso (CEB, 2C2T, i3N, ICVs/3Bs, LIP, MEMS).

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo (Doutoramento) na mesma área científica.

Saídas profissionais


O potencial de empregabilidade de um graduado em micro e nanotecnologias é extremamente grande e segundo as estatísticas da fundação nacional de ciências dos EUA continua a crescer. O graduado em micro e nano tecnologias é um profissional com conhecimentos extremamente avançados e sabe lidar com tecnologias que são comuns a diversas áreas do conhecimento, pelo que poderá encontrar empregabilidade na indústria electrónica, nos materiais (têxtil, polímeros e outros), na indústria automóvel e aeroespacial, na biotecnologia, no desporto, medicina, indústria farmacêutica, alimentar, energia, e também na investigação.
A característica multidisciplinar do corpo docente proporciona aos alunos uma visão mais abrangente das potenciais aplicações em que as ferramentas aprendidas durante a realização do curso pode facultar.

Acesso


30

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
http://candidaturas.alunos.uminho.pt/Default.aspx?tabid=1&pageid=17&langid=pt-PT 

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Mestre pela Universidade do Minho e outros documentos.

Pré-requisitos formais


1. São admitidos à candidatura ao Mestrado em Micro/Nano Tecnologias, os titulares do grau de Licenciado em Ciências, Ciências de Engenharia/Engenharia ou equivalente legal.
2. São também admitidos à candidatura ao Mestrado em Micro/Nano Tecnologias os candidatos que cumpram um dos requisitos constantes nas alíneas b) a d) do ponto 1 do artigo 17º do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março.
3. Poderão ser admitidos, como supranumerários, candidatos que frequentaram a parte curricular de uma edição anterior do Curso.

Pré-requisitos recomendados


Não aplicável.

Prazos de candidatura


1ª Fase
De 18 de maio a 09 de junho de 2017 

2ª Fase
De 10 de julho a 21 de julho de 2017 

3ª Fase
De 28 de agosto a 08 de setembro de 2017

Prazos de inscrição


1ª Fase
De 03 a 06 de julho de 2017 

2ª Fase
De 07 a 11 de agosto de 2017 

3ª Fase
De 11 a 13 de outubro de 2017

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
14-12-2016
Número de Registo:
R/A-Ef 2536/2011
Data de Registo:
18-03-2011
Validade:
13-12-2022