Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Voltar Engenharia de Polímeros (Mestrado) 2022/2023


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Diurno
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Ciência e Engenharia de Polímeros

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: +351 253510179 / 253510160 Fax: +351 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


O curso visa uma especialização em Engenharia de Polímeros nas áreas de materiais compósitos, processamento avançado, projeto de sistemas produtivos (moldes) e desenvolvimento de produtos, com ênfase nas questões de sustentabilidade, gestão e controlo da qualidade. Este ciclo de estudos insere-se numa área de formação única no país e com uma forte ligação à indústria nacional e internacional, o qual assegura uma especialização de natureza académica e/ou industrial com recurso à atividade de investigação e inovação em Centros de Investigação, Centros Tecnológicos e Empresas. Nestes, os alunos podem aprofundar competências profissionais, capacidade crítica, interligação de conhecimentos, tornar-se especialista numa determinada área ou desenvolver trabalho de vanguarda em Ciência e Engenharia de Polímeros. Este curso complementa a formação adquirida no curso de Licenciatura em Engenharia de Polímeros.

Resultados de aprendizagem


1. Desenvolver novos materiais, processos e ferramentas produtivas para produtos com características diferenciadoras, em resposta às exigências de mercado e indústrias de futuro; 
2. Desenvolver produtos de alto valor acrescentado, integrando conhecimentos de análise avançada do comportamento em serviço com a seleção de materiais, processo e sistema produtivo; 
3. Avaliar situações de contexto real e agir de modo a selecionar métodos de análise para a resolução do problema, para a modificação de materiais, projeto ou processos produtivos; 
4. Aplicar conceitos de sustentabilidade e de ecodesign no desenvolvimento de novos produtos; 
5. Usar ferramentas de modelação para resolver problemas de engenharia de polímeros; 
6. Executar trabalhos experimentais ou de simulação de acordo com um plano de pesquisa proposto pelo aluno 
7. Expressar de forma oral e escrita a síntese de trabalhos realizados; 
8. Adquirir competências de trabalho em equipa e individual seguindo valores éticos e respeito intelectual.

Acesso a estudos superiores


A formação de nível 7 do Mestrado permite a transição para o nível 8 de Doutoramento em (i) Ciência e Engenharia de Polímeros e Compósitos, (ii) Materiais e Processamento Avançados, (iii) Líderes para as Indústrias Tecnológicas, (iv) Engenharia de Materiais entre outros.

Saídas profissionais


O Mestrado em Engenharia de Polímeros forma profissionais para a indústrias de processamento de materiais plásticos, indústria de moldes, indústria de composição de matérias primas, comércio de matérias-primas, projeto e desenvolvimento de produtos, gestores de projetos, gestores e controladores de qualidade, investigadores, líderes de projetos de investigação, entre outros. A formação é adequada e competitiva para os mercados de trabalho nacional e internacional.

Acesso


50

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx 

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


a) Titulares de licenciatura em Engenharia de Polímeros, em Engenharia de Materiais, em Engenharia Mecânica ou áreas afins.
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo, nas áreas do conhecimento mencionadas em a).
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, nas áreas do conhecimento mencionadas em a).
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
25-05-2021
Número de Registo:
R/A-Cr 200/2021
Data de Registo:
24-06-2021
Validade:
30-07-2026