Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Voltar Engenharia Mecatrónica (Mestrado) 2020/2021


Geral


Grau Académico:
  • Mestre
ECTS:
120
Duração:
4 semestres letivos
Regime:
Misto
Local:
Campus de Azurém, Guimarães (UM)
Área científica predominante:
  • Engenharia Mecatrónica

Contactos


    Escola de Engenharia
    Campus de Azurém
    4800-058 Guimarães

    Tel: +351 253510179 / 253510160 Fax: +351 253510178
    E-Mail: cp@eng.uminho.pt
    URL: http://www.eng.uminho.pt

Descrição


O Curso de Mestrado em Engenharia Mecatrónica da UMinho trata de forma coerente os domínios interdisciplinares de engenharia mecânica e eletrónica. A Mecatrónica é fundamental no estudo e desenvolvimento do projeto de produto. Os produtos modernos são constituídos por mecanismos, circuitos elétricos ou eletrónicos, pelo que é necessária uma combinação destas áreas de competência para o projeto, desenvolvimento e fabrico de um produto bem-sucedido. A Engenharia Mecatrónica torna possível a geração de sistemas mais simples, mais económicos, mais seguros e mais versáteis. São áreas de aplicação típicas para Mecatrónica áreas que apresentam elevado ritmo de desenvolvimento e de grande valor acrescentado como a Automatização e Robótica, a tecnologia Automóvel, a Biotecnologia, a Biomecânica, a Micromecânica e os Microssistemas, a Sensórica, etc.. O curso de Mestrado em Engenharia Mecatrónica, ao admitir candidatos com o grau de licenciado em Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrónica ou formações afins, congrega os saberes de base daquelas formações e permite criar com rapidez especialistas para um sector industrial exigente, e integrar os saberes necessários da Mecânica e da Eletrónica. O Mestrado em Engenharia Mecatrónica (MEM) resulta da necessidade de preencher adequadamente um domínio crescentemente especializado no projeto, construção comando e controlo inteligente de máquinas e equipamentos de acionamento eletromecânico, segundo o modelo de convergência dos sistemas de ensino superior na União Europeia, iniciado com a Declaração de Bolonha. É suportado pelos Departamentos de Engenharia Mecânica (DEM) e Eletrónica Industrial (DEI) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).

Resultados de aprendizagem


Decorre do objectivo educacional do Mestrado em Engenharia Mecatrónica habilitar os seus diplomados ao exercício da atividade profissional em Engenharia Mecatrónica - o objectivo de obtenção de sólidos conhecimentos, capacidades e competências específicas de Engenharia Mecatrónica, como garantia de aquisição de competências técnico-científicas específicas adequadas.
Assim entendem-se como objetivos de aprendizagem do Mestrado em Engenharia Mecatrónica:
1. Compreensão, noção experimental e capacidade de modelação dos fenómenos sobre os quais age o Mestrado em Engenharia Mecatrónica;
2. Compreensão dos princípios de funcionamento e capacidade de utilização dos sistemas;
3. Compreensão e capacidade de aplicar e desenvolver as técnicas fundamentais de análise e projeto de dispositivos e sistemas mecatrónicos;
4. Compreensão e capacidade de aplicar e desenvolver as técnicas fundamentais de análise e projeto;
5. Compreensão e capacidade de aplicar e desenvolver as técnicas fundamentais de automação industrial;
6. Compreensão dos princípios de funcionamento e capacidade de utilização de redes de comunicação digital;
7. Compreensão dos conceitos fundamentais de processos e sistemas industriais.
O Mestrado em Engenharia Mecatrónica deve ainda proporcionar aos seus alunos:
8. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem autónoma e ao longo da vida;
9. O desenvolvimento de capacidades de integração em equipas de trabalho, incluindo capacidades de comunicação oral e escrita;
10. O desenvolvimento de uma visão de integração da Engenharia Mecatrónica na área de negócio, incluindo, o desenvolvimento da capacidade de lidar com a mudança e o sentido ético e de responsabilidade social da atividade do engenheiro.

Acesso a estudos superiores


Este curso de Mestrado proporciona formação de base para a realização de um curso de 3º Ciclo (Doutoramento) na mesma área científica (Mecatrónica), ou em outras áreas afins, como Mecânica ou Eletrónica.

Saídas profissionais


Os avanços decorrentes das novas tecnologias provocaram mudanças no mercado de trabalho extinguindo algumas profissões, alterando o perfil profissional de outras e criando novas, entre as quais a Engenharia Mecatrónica. O fenómeno da globalização da economia diminui barreiras económicas entre os países e expõe os mercados a uma concorrência cada vez maior. As empresas têm, por isso, que optimizar processos e desenvolver produtos e equipamentos com mais-valias tecnológicas para se manterem competitivas. Destes factos decorre a criação e desenvolvimento do perfil profissional do engenheiro mecatrónico, cujas competências o fazem um profissional altamente solicitado, capaz de responder com eficácia às alterações do mercado.
As saídas profissionais cobrem um vasto leque de actividades, desde empresas transformadoras, de serviços ou de I&D, incluindo áreas de actuação que vão desde os plásticos, à têxtil, electrónica e automação. São procurados pelas indústrias mais avançadas para tarefas ligadas à automatização da produção (instrumentação e supervisão do fabrico, montagem e ensaio de equipamentos, em indústrias de montagem ou fabrico de produtos), no projeto (equipamentos mecatrónicos, robótica, automatismos, linhas de fabrico automáticas), e no planeamento (elaboração e seguimento de projectos mecatrónicos, logística, integração de sistemas Manutenção) e ainda no acompanhamento e controlo do funcionamento do equipamento produtivo.
Pretende-se os diplomados em Engenharia Mecatrónica possam exercer actividades de Engenharia regulamentados pelos Colégios de Engenharia Electrotécnica e Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros.

Acesso


30

Vagas

12

Mínimo

Formas de acesso


O acesso a este ciclo de estudos processa-se mediante apresentação de candidatura em:
https://alunos.uminho.pt/PT/candidatos/Mestrados/Paginas/default.aspx

Esta informação não dispensa a consulta do Regulamento Académico da Universidade do Minho e outros documentos oficiais.

Pré-requisitos formais


Podem candidatar-se ao Curso de Mestrado em Engenharia Mecatrónica os titulares de licenciaturas em Engenharia (Eletrotécnica, Eletrónica, Informática e afins), Ciências (Eletrónica), ou outras que garantam uma preparação de base considerada adequada pela Comissão Diretiva.

Informação Adiccional


Plano de Estudos


Avaliação/Acreditação


Estado de acreditação pela A3ES:
Acreditado
Data de publicação da decisão:
14-02-2014
Número de Registo:
R/A-Ef 2497/2011/AL01
Data de Registo:
05-11-2015
Validade:
13-02-2020