SafeCloud

Nome do projeto: SafeCloud - Infraestruturas em nuvem seguras e resilientes​​

Resumo
As infraestruturas em nuvem, apesar de todas as suas vantagens e importância para a competitividade das economias modernas, levantam questões fundamentais relacionadas com a privacidade, integridade e segurança do armazenamento e processamento de dados em infraestruturas controladas por entidades externas. Estas questões não são respondidas satisfatoriamente pelas tecnologias existentes. Além disso, notícias recentes mostram que o acesso não autorizado de agências governamentais a este tipo de informações é cada vez mais frequente e engloba uma grande quantidade de dados e de utilizadores. Este facto levanta ainda mais preocupações sobre a privacidade e segurança dos dados guardados e processados em infraestruturas externas como as em nuvem, especialmente quando os dados são armazenados, processados ou até transferidos para fora do controlo jurídico do utilizador a que pertencem. Esta situação é agravada pelos prestadores de serviços em nuvem que, muitas vezes, movem e processam dados sem aviso prévio.
O SafeCloud irá re-arquitetar infraestruturas em nuvem, de forma a garantir que a transmissão, o armazenamento e o processamento de dados sejam (1) divididos em vários domínios administrativos, os quais possuem uma probabilidade mínima de entrar em conluio, sendo assim a proteção de dados sensíveis considerada logo na fase de desenho da solução SafeCloud; (2) associados entre si com interdependências que tornem impossível que um domínio possa quebrar a sua integridade sem ser descoberto que o fez. Estes dois princípios serão ainda aplicados de forma holística em toda solução SafeCloud, isto é, vão ter impacto nas funcionalidades de armazenamento, processamento e comunicação oferecidas pela solução.
Os utilizadores irão controlar a escolha dos domínios para onde os seus dados serão divididos bem como a escolha das técnicas a aplicar aos dados, podendo assim ter sempre um controlo total sobre a sua informação e a respetiva forma de armazenamento. Isto melhorará a confiança dos utilizadores e permitirá que escolham guardar e processar os seus dados em nuvem sem que tenham de comprometer a privacidade da sua informação. A solução SafeCloud terá ainda um impacto positivo nas aplicações online que geram dados sensíveis como registos médicos e em soluções distribuídas de computação em nuvem como as que são abordadas no projeto.

Data de início: 01-09-2015

​​Orçamento: 3.298.988,00€ / Financiamento: 2.964.811,00€

Equipa
​Um total de cerca de 10 elementos de todos os intervenientes do consórcio.

Consórcio:
Centro de Investigação em Software Confiável (HASLab – High Assurance Software Laboratory); Cloud&Heat; Cybernetica; INESC-ID; INESC TEC; Maxdata Software; Technische Universität München; Université de Neuchâtel

Mais informação: www.safecloud-project.eu​​