Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Investigadores da EEUM recebem Best Application Paper Award na EPIA 2017 Voltar

quinta-feira, 28/09/2017   
01
Paulo Novais e João Carneiro, investigadores do ALGORITMI, distinguidos por artigo em co-autoria com Goreti Marreiros e Luís Conceição, investigadores do ISEP.
Um trabalho da UMinho em colaboração com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) foi galardoado com o prémio “Best Application paper” na conceituada conferência Internacional EPIA - Conference on Artificial Intelligence, que decorreu no Porto, de 5 a 8 de setembro. O evento reuniu cerca de 200 especialistas internacionais que discutiram temas relacionados com a Inteligência Artificial.

O prémio conquistado é o resultado do trabalho de anos realizado no âmbito de diversos projetos, realizado em colaboração por investigadores do ALGORITMI/ISlab liderado pelo Paulo Novais e do GECAD (Grupo de Investigação em Engenharia do Conhecimento e Apoio à Decisão) liderado pela Goreti Marreiros e que contou ainda com os investigadores João Carneiro (aluno do programa doutoral em Informática MAP-i da EEUM) e Luís Conceição (investigador do ISEP-GECAD).

Neste trabalho os autores propuseram um Sistema de Apoio à Decisão em Grupo baseado na Web capaz de suportar decisores no processo de tomada de decisão em contextos ubíquos. Os decisores alvo são membros de grandes organizações, geralmente ocupando posições como executivos e managers de topo, e que têm tradicionalmente agendas muito preenchidas.

O sistema proposto tem por base uma arquitetura SOA (Service-Oriented Architecture) e foi especificamente desenhado para lidar com problemas do tipo multicritério. Permite que cada decisor possa definir as suas preferências relativamente ao problema (alternativas e critérios), assim como, os seus objetivos e intenções (considerando aspetos como credibilidade, nível de expertise e estilos de comportamento). Este sistema utiliza uma abordagem que consiste num processo iterativo que visa a obtenção de consenso. Para isso, utiliza um método de análise de decisão multicritério que propõe aos decisores uma alternativa com base nas preferências identificadas por cada um deles. Finalmente, de forma a potenciar a experiência de utilização do sistema, é utilizado um algoritmo capaz de adaptar as informações que são reportadas aos decisores de acordo com os seus interesses específicos (nível de expertise, nível de interesse no processo e tempo disponível).

“O Best Application paper premeia o artigo científico que apresenta a melhor investigação com uma aplicação prática e concreta a um determinado domínio, neste caso em particular um sistema de apoio à decisão em grupo em contextos ubíquos”, refere Paulo Novais. A distinção é o corolário de um projeto de colaboração, a decorrer há vários anos entre investigadores da EEUM e do ISEP, com o propósito de conceber ambientes que propiciam a decisão em grupo, com recurso às mais recentes metodologias e tecnologias em uso na Inteligência Artificial. O investigador acrescenta: “O ISLab-ALGORITMI tem vindo a trabalhar nestes últimos anos em Decisão, e nas questões e processos inerentes a esta temática, em diversas áreas de aplicação. Este prémio é mais um passo na persecução de um objetivo maior, o desenvolvimento de sistemas (mais) inteligentes, confiáveis e sensíveis”.

+ info: https://web.fe.up.pt/~epia2017/best-application-paper-award/
01