Artigo do HASLab recebe Best Paper Award na SBLP 2017 Voltar

quinta-feira, 28/09/2017
“Towards a Green Ranking for Programming Languages” versa sobre eficiência energética em linguagens de programação e foi premiado no Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP 2017).
O artigo intitulado “Towards a Green Ranking for Programming Languages”, da autoria de Marco Couto, Rui Pereira (alunos do Programa Doutoral em Informática MAP-i), Francisco Ribeiro, Rui Rua (alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Informática da EEUM) e João Saraiva (Professor Auxiliar do Departamento de Informática da EEUM), investigadores do Centro de Investigação em Software Confiável (HASLab) da EEUM, foi o escolhido para o Best Paper Award do Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP 2017).

Neste trabalho, os investigadores analisaram e compararam a eficiência energética de várias linguagens de programação. Mais concretamente, esta investigação premiada recolheu um conjunto de programas e problemas de benchmarking que tivessem implementações em 10 linguagens de programação diferentes que foram, posteriormente, utilizadas como objetos de teste, de forma a comparar a eficiência energéticas nas 10 linguagens de programação selecionadas. Numa segunda fase, foram recolhidos os dados de tempo de execução dos programas, com o objetivo de tentar perceber qual a relação entre o consumo de energia e o tempo de execução de cada um deles.

Finalmente, embora os resultados permitiram verificar que a linguagem C é, sem surpresa, a mais eficiente, quer em consumo energético, quer em tempo de execução, o estudo mostrou também linguagens que são mais lentas do que outras e ainda consomem menos energia. De referir que o tempo de execução e o consumo de energia varia de forma diferente e não diretamente relacionada, visto que existem linguagens com comportamentos mais eficientes num caso e menos no outro. Com isto, a grande contribuição do estudo prevê otimizar a energia e não apenas otimizar o tempo de execução de cada um dos programas.

A 21ª edição do SBLP 2017 decorreu de 21 a 22 de setembro, na Fortaleza, Brasil, e é uma das conferências que compõe o Congresso Brasileiro de Software (CBSOFT).

+ info: http://haslab.uminho.pt/