quinta-feira, 29/06/2017
Os alunos da licenciatura em Design e Marketing de
Moda (DMM) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) apresentaram
as suas coleções de fim de curso na edição de 2017 do UModa. O evento teve
lugar no dia 16 de junho, na Plataforma das Artes e da Criatividade, em
Guimarães.
No âmbito do evento “Da
UModa à Plataforma” e sob o tema “Fantasia”, os alunos de DMM da EEUM mostraram
ao público as criações de final de curso, onde o mundo da fantasia e o urbano
se cruzaram. O desfile foi organizado pelos colegas do mestrado em Design de Comunicação
de Moda (DCM) da EEUM e este ano juntou mais de 300 pessoas. O UModa pretende
divulgar o trabalho realizado na licenciatura em DMM, bem como no mestrado de
DCM da EEUM. Este é já o quarto ano em que o evento se realizou fora das
instalações da Universidade, o que permitiu uma maior amplitude e divulgação
junto das empresas e também dos vimaranenses e restante público. “A área do
design de moda encontra-se em constante crescimento e, como tal, a competição é
cada vez maior. É importante que os alunos levem consigo todos os conhecimentos
apreendidos, não só no design, mas também numa área mais associada à Engenharia
Têxtil, como é o caso dos materiais e da confeção”, reforçou Inês Amaral,
coordenadora do evento e docente no Departamento de Engenharia Têxtil (DET) da
EEUM.
O desfile convergiu na
apresentação de sete grupos de trabalho que desenvolveram coleções para a
temporada outono-inverno 2017/2018, com uma mostra de diferentes peças de
vestuário, calçado, bijuteria, entre outros. O evento “Da UModa à Plataforma”
contou, assim, com sete temas, um por cada um grupo:
- MAGRITTE, inspirado no verdadeiro tema do evento
– “Fantasia”. O grupo interpretou a “Fantasia” como algo inerente à mente, à
visão subjetiva do que cada um tem do mundo e do que o rodeia. A criação das
peças foi diretamente inspirada na arte surrealista, essencialmente em quadros
e filmes;
- PERSONA, onde o Teatro Grego e Romano foi o foco
principal da coleção. O grupo procurou retratar a evolução da identidade
humana, a personalidade de cada um e a capacidade de adaptação perante
situações distintas, como a postura assumida no local de trabalho perante um
superior e a postura assumida na zona de maior conforto junto dos que incitam
maior à-vontade e confiança;
- KYKLOS, inspirado no Circo. Através deste
conceito, o grupo pretendeu tentar quebrar algumas críticas, essencialmente as
que surgem face a pessoas que são vistas como diferentes, e criar, por
conseguinte, uma maior aceitação pelos que nos rodeiam face à diferença e ao
que é invulgar;
- CÉU E INFERNO, como uma antítese entre o céu e o
inferno. O céu e o inferno é, ainda, um tema de grande controvérsia nos dias de
hoje no que toca a crenças e lendas. Estes conceitos acabam por ser dois
opostos que se completam, e o grupo ambicionou mostrar uma comparação direta
entre o ciclo da vida e o início da vida bíblica;
- WICCA, onde o grupo procurou materializar os
seus valores espirituais tidos na religião neopagã “Wicca”. Esta coleção teve
por base o sobrenatural celta para a indumentária, sem o reduzir a estereótipos
visuais da bruxaria presentes no imaginário coletivo. Daqui resultaram peças
com semânticas simbólicas, mas sem quaisquer associações religiosas literais ou
apropriação de trajes de culto;
- ALQUIMIA, associado a todo o mistério, à magia,
à imaginação, à procura de satisfação dos desejos mais profundos a que se
atribui a fantasia. O grupo retratou as tentativas da obtenção da “Pedra
Filosofal”, por serem o principal trabalho dos alquimistas;
- PARANOID, que interligou imagens sensoriais
resultantes das alucinações visuais com doenças do foro psicológico,
relacionadas com transtornos dissociativos de identidade.
Enquanto coordenadora do
evento, Inês Amaral não tem dúvidas relativamente ao feedback do desfile: “O
balanço final foi muito positivo, uma vez que os 300 lugares sentados foram
insuficientes, pois mais de 100 pessoas assistiram ao desfile em pé. Os alunos
do mestrado ficaram muito satisfeitos com o resultado final, pois o feedback
que tiveram por parte do público foi bastante positivo. Os alunos que
apresentaram a coleção também se mostraram satisfeitos com a organização do
evento e a projeção do mesmo”. Em termos de visibilidade e importância do
evento para a divulgação e promoção da EEUM na área da moda e design, a docente
do DET da EEUM acrescentou que “é através deste tipo de eventos que conseguimos
mostrar que nesta Escola [de Engenharia] e Universidade, a aprendizagem é
complementada com a aplicação prática”.
A licenciatura em Design
e Marketing de Moda da EEUM tem como objetivo a formação de designers de moda
com sólidos conhecimentos integrados sobre o utilizador, o mercado, os
materiais, as tecnologias e os processos envolvidos na produção e
desenvolvimento dos produtos de moda. Este perfil de conhecimentos e
competências transversais permite uma abordagem inovadora e holística ao design
de produtos de moda.
+ info: www.design.uminho.pt; https://www.facebook.com/UModa.UMinho/