25/01/2017 - 26/02/2017
A OLAmobile, empresa multinacional de global
mobile marketing, iniciou uma parceria com a EEUM. Em causa está um projeto de
investigação ao nível do mercado de publicidade de produtos em dispositivos
móveis, intitulado PROMOS.
A multinacional de
tecnologias de informação, OLAmobile, abriu o segundo escritório em Guimarães,
onde instalou a sua primeira equipa técnica em solo português. Com esta nova
sucursal, surgiu a parceria com o Centro de Investigação ALGORTIMI (ALGORTIMI)
da EEUM.
O objetivo deste projeto
passa por desenvolver um novo algoritmo automático para a previsão e otimização
de campanhas publicitárias para dispositivos móveis em modelo de subscrição
(PROMOS). Para além da investigação e desenvolvimento associados a este
consórcio, o desafio passa por “desenvolver uma série de algoritmos, abordando
um conjunto de técnicas sofisticadas de inteligência artificial”, como explica
Paulo Cortez, coordenador do projeto.
Paulo Cortez não tem dúvidas de que a equipa de
investigação tem um forte know-how
nas áreas de Análise Inteligente de Dados e Business
Intelligence, o que permite prever qual o melhor produto móvel a mostrar ao
utilizador final, de modo a otimizar os interesses dos anunciantes, webmasters e criadores de conteúdos
móveis. “Não seria possível levar avante este projeto sem uma parceria deste
género. Há aqui uma sinergia muito interessante, na qual julgo que os elementos
da equipa da Universidade do Minho vão beneficiar e também a própria
OLAmobile”, sublinha o investigador do ALGORTIMI.
Até 2019, este projeto
conta com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pelo
Programa Portugal 2020 e ainda pelo Programa Operacional Regional do Norte
(Norte 2020) no montante de 564.610,22 euros.
+ info: http://algoritmi.uminho.pt/