Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT
header top image

Aula Aberta com Maura Grimaldi e Giulia Lamoni | “saxa loquuntur [as pedras falam]” Voltar

quarta-feira, 20/03/2024    CIAJG - Guimarães
Na próxima quarta-feira, dia 20 de março pelas 14h30, terá lugar na BlackBox do CIAJG a Aula Aberta com Maura Grimaldi e Giulia Lamoni, intitulada “saxa loquuntur [as pedras falam].
Na sessão será exibida a curta-metragem saxa loquuntur de Maura Grimaldi. O filme narra, em forma de diálogo, o encontro de Elizabeth e a Geóloga, demonstrando uma atração ímpar pelo mundo lítico. Em forma ensaística e errante, atravessam conceitos no campo das ciências naturais para abordar os movimentos migratórios e as analogias entre os corpos humanos e os rochosos. Esse filme utiliza captação em película 16mm para contemplar o mundo mineral como metodologia e como tema, explorando formas de criação denominadas por Maura como práticas lentas. Em seguida, abriremos para uma conversa entre público, artista e a curadora Giulia Lamoni.

Maura Grimaldi
é artista visual. O seu trabalho aborda temas relacionados às tecnologias obsoletas a partir da experimentação com dispositivos óticos diversos, refletindo sobre a economia da atenção e as formas de subjetivação na contemporaneidade. Atualmente, frequenta o doutoramento em Lisboa (FCSH-UNL).


Giulia Lamoni
é investigadora e curadora independente. A sua investigação centra-se nas relações entre arte contemporânea, feminismos, processos migratórios, nas histórias da arte contemporânea na América Latina e nas intersecções entre práticas artísticas e educação experimental.

Mais informações em:
www.eaad.uminho.pt
www.facebook.com/eaadum
AA_20Mar