Descrição
O Mestrado em Engenharia de Estruturas (MEE) é uma formação avançada para Engenheiros Civis na área de Estruturas, com perfis de especialização em áreas emergentes tais como: Estruturas Inteligentes, Estruturas Eco-eficientes, Análise e Dimensionamento Estrutural Avançado, Gestão do Risco e Eventos Extremos, Geotecnia. Os perfis de especialização são adaptados para responder às necessidades do mercado. O mestrado baseia-se na competência dos investigadores que integram o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação na Engenharia de Estruturas (ISISE), um centro de investigação internacional de excelência na área da sustentabilidade e inovação estrutural.
Os objetivos particulares do curso são:
- Formar profissionais altamente qualificados em engenharia estrutural e geotécnica que possam exercer a sua atividade profissional em todos os países do mundo;
- Proporcionar aos estudantes os meios para que estes possam desenvolver competências e aprofundar o conhecimento na inovação e sustentabilidade das estruturas;
O programa do Mestrado em Engenharia Estrutural inclui uma forte componente curricular de projetos integradores (um por semestre), que pretendem, para além de desenvolver as competências técnicas e científicas, formar um profissional completo com elevadas competências comportamentais, tais como capacidade de integrar conhecimento de diferentes áreas, apresentação oral, argumentação, liderança e trabalho em equipa.
Os três primeiros semestres são dedicados à componente letiva e o quarto semestre é dedicado à elaboração da dissertação de mestrado.
Resultados de aprendizagem
1. Compreender e analisar problemas estruturais complexos, recorrendo a modelos analíticos, físicos ou numéricos;
2. Dimensionar e conceber estruturas baseadas na utilização da generalidade dos materiais e sistemas estruturais existentes;
3. Implementar e/ou coordenar todas as fases de trabalho que permitam concretizar o projeto estrutural;
4. Em função do perfil adotado: projetar considerando a avaliação do risco, da segurança e da fiabilidade de diversos sistemas estruturais; promover a sustentabilidade na conceção estrutural, por intermédio da análise e desenho do ciclo de vida; selecionar e adotar materiais e sistemas estruturais inovadores que conduzam a maior sustentabilidade e eficiência; implementar sistemas inteligentes de monitorização e autocontrolo de estruturas, tendo em vista o incremento do desempenho das estruturas; analisar e projetar soluções estruturais em contextos de risco geotécnico especialmente complexos e desfavoráveis.
5. Capacidade de trabalhar em equipa, de autogestão, de desenvolver trabalhos individuais e profissionais no âmbito da engenharia de estruturas;
6. Capacidade de planear e implementar projetos interdisciplinares;
7. Aptidão para resolver problemas em ambientes novos e não familiares;
8. Capacidade de aplicar, produzir e avaliar conhecimento científico no domínio da engenharia de estruturas.
Acesso a estudos superiores
Este curso de mestrado confere a capacidade técnico-científica para acesso a cursos de 3º Ciclo (Doutoramento) na mesma área científica ou em outras áreas, tais como o Programa Doutoral em Engenharia Civil.
Saídas profissionais
Os mestres em Engenharia de Estruturas poderão exercer funções técnicas ou de liderança e gestão técnica nas áreas da Engenharia de Estruturas e num vasto domínio de áreas afins, em Câmaras Municipais e outros organismos do Estado, ou em Empresas dos seguintes setores: Construção Civil; Projeto de Estruturas; Consultoria em Engenharia; Inspeção e Diagnóstico; Reparação e Reforço; Reabilitação e Restauro; Manutenção e Operação. Podem ainda exercer funções técnicas ou de liderança tecnológica em empresas de áreas emergentes em com elevada afinidade, intensivas em conhecimento, tais como metalomecânica, aeronáutica/aeroespacial, biomecânica, estruturas marítimas para energia ou aquacultura, Portos, Gestão do Risco e Resiliência, Infraestruturas Críticas, entre outras.