Descrição
A formação facultada ao estudante, baseia-se fundamentalmente no acompanhamento tutorial do seu trabalho, visando essencialmente desenvolver a sua autonomia, espírito inovador e criativo de modo a orientar a sua aprendizagem para práticas de I&D de alto nível.
Durante o 1º semestre do curso e que precede a aprovação da sua admissão ao doutoramento, o aluno terá obrigatoriamente que realizar a UC “Projeto de Tese em Ciência e Engenharia de Polímeros e Compósitos” destinada a permitir que, sob orientação do seu supervisor, ele possa adquirir e desenvolver todas as competências complementares de investigação consideradas necessárias ao bom progresso do seu trabalho criativo, inovador e original de doutoramento. Nesta fase, pretende-se ainda que o aluno consolide uma cultura criativa de I&D e adquira os conhecimentos aprofundados e competências científicas e tecnológicas robustas e de alto nível no domínio da Ciência e Engenharia de Polímeros e Compósitos que o capacitem para o desenvolvimento duma investigação de excelência e um trabalho científico atualizado, aprofundado e de vanguarda no domínio cientificamente relevante onde se integra a sua tese.
Todos os saberes e experiências adquiridos nesta 1ª fase do curso proporcionarão um salto significativo no conhecimento cientifico atualizado e de ponta do aluno, que o capacitará para uma resolução mais autónoma, eficaz e inovadora, dos complexos problemas de engenharia com se deparará durante a posterior realização da tese.
Resultados de aprendizagem
1. Promover uma ciência competitiva e com elevado impacto social, tecnológico e de inovação na área da Engenharia de Polímeros e Compósitos que permita alimentar a competitividade e a inovação de entidades publicas e privadas a nível nacional e internacional.
2. Incentivar a aquisição e a transferência de conhecimentos de excelência e de ideias inovadoras entre a Universidade, centros I&D+i e indústria nacional e internacional
3. Preparar profissionais com formação eclética e avançada e com capacidade de compreensão sistemática dos problemas mais complexos do domínio específico da Ciência e Engenharia de Polímeros, a par de uma formação mais global em áreas mais abrangentes (tanto em termos de outras Engenharias, como na vertente humanística), resultando numa formação multidisciplinar integrada e de excelência.
4. Conferir aos estudantes as competências, aptidões e métodos de investigação que assegurem a capacidade de conceber, projetar, adaptar e realizar um projeto de investigação científica original, de elevado nível, segundo os parâmetros de qualidade e inovação internacionalmente aceites no domínio cientifico do curso.
5. Formar profissionais de elevado nível aptos a resolver desafios e problemas complexos
de engenharia de forma estruturada e rigorosa e a abordar de forma multidisciplinar problemas de engenharia, enquadrando-os nos respetivos contextos técnico-científico, económico, social e ambiental.
6. Promover nos estudantes uma atitude proactiva face à mudança, enquadrando-a nos contextos do desenvolvimento económico e da competitividade internacional;
7. Desenvolver nos estudantes a capacidade para comunicarem, de forma sucinta e racional, os resultados do seu trabalho a audiências técnicas e/ou generalistas, o espirito de liderança e empreendedorismo e capacidades para trabalharem em equipa e em rede e com uma elevada consciência de cidadania e de atuação eco sustentável.
8. Proporcionar aos estudantes uma envolvente educacional que os encoraje a desenvolver investigação de excelência e a realizar trabalho cientifico atualizado e aprofundado.
Acesso a estudos superiores
A conclusão deste curso de doutoramento permite a realização de atividade de investigação a nível de pós-doutoramento.
Saídas profissionais
Tendo adquirido conhecimentos sólidos e avançados e boa capacidades para o desenvolvimento de ações de investigação criativa, autónoma, crítica e de exigência na área da Ciência e Engenharia de Polímeros e Compósitos, os detentores deste grau de doutoramento estarão aptos a desempenhar cargos de responsabilidade, a desenvolver e coordenar investigação, a gerir processos complexos e recursos humanos qualificadas, ao nível do tecido industrial e de entidades dos sistemas técnico-científico nacionais e internacionais.