Tens dúvidas sobre o ensino superior?
Envia email para link@eng.uminho.pt

Enquanto decides, não fiques à distância:

Subscrever a Agenda

Segue as redes da EEUM:

Segunda - 22 de março

Sessão de Abertura
Sessão de boas-vindas e de apresentação da Escola de Engenharia da Universidade do Minho

À descoberta dos Biomateriais e da Engenharia de Tecidos
Nesta atividade vais descobrir diferentes biomateriais, essencialmente materiais de origem natural, assim como diferentes técnicas de processamento e caracterização de biomateriais desenvolvidos para distintas aplicações biomédicas, tais como engenharia de tecidos ou libertação de fármacos.

Entrar ->

Inteligência Artificial: os desafios do futuro
A computação de alto desempenho e a capacidade de armazenar grandes quantidades de informação são fatores importantes para o crescimento da Inteligência Artificial e o "Machine Learning" como área fundamental para a resolução dos problemas da Sociedade, da Indústria e das Pessoas. Nesta palestra, iremos apresentar exemplos de aplicação da Inteligência Artificial.

Entrar ->

Impactos das alterações climáticas e soluções de adaptação. O contributo da hidráulicacean
A área da hidráulica, uma das áreas de especialização da Engenharia Civil, é suportada por ferramentas tecnológicas avançadas que permitem estudar e analisar problemas decorrentes de fenómenos meteorológicos extremos e projetar soluções adequadas à sua mitigação. Nesta sessão vais conhecer ferramentas de monitorização e simulação utilizadas para prever impactos e desenvolver soluções que permitam preservar os ambientes costeiros e fluviais.

Terça - 23 de março

Engenharia Química e Biológica – uma inspiração para o teu futuro
A Engenharia Química e Biológica é a integração das Ciências Naturais e das Ciências de Engenharia com vista à aplicação industrial de organismos, células, partes de células e seus constituintes moleculares para a obtenção de produtos e serviços. A investigação no Centro de Engenharia Biológica centra-se na Biotecnologia e Bioengenharia nas áreas: alimentar, industrial, ambiental e da saúde. Se queres conhecer um pouco do que fazemos e descobrir o que poderás fazer no futuro, então vem daí, vamos inspirar-te...

Entrar ->

O uso das nanotecnologias no mundo dos têxteis
A nanotecnologia consiste na arte e ciência de manipular a matéria à escala molecular e atómica. Mais especificamente, é descrita como o desenvolvimento e aplicação de materiais e estruturas com pelo menos uma das suas dimensões igual ou inferior a 100 nm. Embora a indústria têxtil seja uma pequena parte do mercado global da emergente área da nanotecnologia, esta foi uma das primeiras a implementar com sucesso uso da nanotecnologia para o consumidor.

Quarta - 24 de março

Entrar ->

Sistemas e materiais inteligentes para a construção do futuro
Atualmente, à boleia da 4ª revolução industrial, o setor da construção encontra-se numa profunda transformação digital impulsionada por múltiplos avanços tecnológicos. Nesta revolução destacam-se a utilização de técnicas avançadas de fabrico (por ex. a impressão 3D), materiais e sistemas inteligentes (por ex. materiais multifuncionais e sistemas reativos), inteligência artificial, sensores IoT (ligados à rede), realidade aumentada entre muitas outras. Estes avanços vão alterar dramaticamente o modo como construímos, mas também, de como iremos interagir no futuro com as construções.

A ciência por detrás da app STAYAWAY COVID
Já ouviste falar da aplicação STAYAWAY COVID, certo? Mais do que uma qualquer app, esta só se tornou possível pela combinação de resultados científicos de diferentes áreas, da criptografia às telecomunicações e aos sistemas distribuídos. Nesta palestra vais perceber os princípios científicos que permitem que a aplicação funcione mesmo protegendo a privacidade de quem a utiliza.

Ocean 4 You
Os oceanos são uma fonte de recursos importante e um elemento importante na economia. Para que seja possível um correto planeamento dos recursos associados aos oceanos é necessária a monitorização dos ecossistemas associados, desde as algas aos peixes, passando pela biodiversidade à ecologia. Esta apresentação abordará propostas atuais para a digitalização dos oceanos através da utilização de sistemas inteligentes de monitorização, que incluem eletrónica, (bio)sensores, telecomunicações, e nanotecnologias.