Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Programas de Mobilidade e Cooperação​

 

​No âmbito das suas atividades de internacionalização, a EEUM promove a participação dos seus docentes, investigadores, pessoal não docente e alunos em vários programas de mobilidade e cooperação. Para além da Mobilidade Internacional no âmbito dos programas Erasmus+, entre outros, a Escola oferece também cursos de pós-graduação e oportunidades de investigação enquadrados em Parcerias Interinstitucionais e outros Projetos de Ensino Internacionais, em colaboração com instituições de renome a nível mundial. Desde março de 2014, com a criação do Estatuto do Estudante Internacional, a EEUM recebe ainda alunos internacionais através de um novo regime de acesso e ingresso em ciclos de estudos de licenciatura e mestrado integrado em Portugal. Saiba mais.

 

Mobilidade Internacional

Os alunos, investigadores, docentes e pessoal não docente da EEUM podem usufruir das oportunidades de Mobilidade Internacional no âmbito dos enquadramentos diversificados de que a UMinho dispõe. A participação em projetos de mobilidade potencia a internacionalização dos campi e oferece uma dimensão internacional e multicultural aos estudantes não-móveis, através do contato com alunos e docentes estrangeiros que escolhem a UMinho como entidade de acolhimento. Os Serviços de Relações Internacionais da UMinho disponibilizam toda a informação sobre oportunidades de mobilidade IN e OUT: www.sri.uminho.pt

 ​

Projetos de Ensino Internacionais

A EEUM desenvolve e coordena vários Projetos de Ensino Internacionais em colaboração com instituições de todo o mundo:

  • Mestrado Erasmus Mundus em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (SAHCS – Structural Analysis of Monuments and Historical Constructions), em colaboração com a Universidade Técnica de Praga (República Checa), a Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha) e a Universidade de Pádua (Itália)
  • Mestrado Internacional em Sustentabilidade do Ambiente Construído, em colaboração com a Universidade Técnica de Praga (República Checa), a Universidade Politécnica de Zuyd (Holanda), a Universidade Politécnica de Madrid (Espanha) e a Universidade de Malta (Malta)
  • Programa Doutoral em Bioengenharia, no âmbito do Programa MIT-Portugal
  • Programa Doutoral em Líderes para as Indústrias Tecnológicas, no âmbito do Programa MIT-Portugal
  • Programa Doutoral em Informática MAP-i, no âmbito do Programa CMU-Portugal
  • Programa Doutoral em Telecomunicações MAP-tele, no âmbito do Programa CMU-Portugal
  • Programa Doutoral Internacional em Sustentabilidade do Ambiente Construído, em colaboração com a Universidade Técnica de Praga (República Checa), a Universidade Politécnica de Madrid (Espanha) e a Universidade de Malta (Malta)

Parcerias Interinstitucionais

A EEUM tem vindo a estabelecer Parcerias Interinstitucionais no âmbito de projetos de ensino e investigação com instituições de renome a nível mundial. O Programa MIT Portugal é, desde 2007, uma colaboração bem-sucedida entre o Massachusetts Institute of Technology (EUA) e a UMinho, entre outras universidades nacionais e indústria. Na EEUM, a formação inclui programas doutorais e cursos avançados de pós-graduação em duas das áreas-focais de engenharia: Sistemas de Bioengenharia (Bioengineering Systems) e Engenharia de Conceção e Processos Avançados de Fabrico (Engineering Design and Advanced Manufacturing - EDAM). A UMinho é também parceira do CoLab (International Collaboratory for Emerging Technologies) no programa de colaboração com a Universidade do Texas em Austin (EUA), participando, através da EEUM, na organização de eventos de apoio à I&D e de promoção da formação avançada, com a colaboração de docentes/investigadores da UTAustin. Os docentes, investigadores e estudantes de pós-graduação da UMinho e da UTAustin participam conjuntamente em atividades das áreas do CoLab, com especial destaque na área de Advanced Computing.

 ​

Estatuto do Estudante Internacional

Ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional, criado em março de 2014, a EEUM recebeu no ano letivo 2014/2015 os primeiros alunos estrangeiros candidatos através deste novo regime de admissão a licenciaturas e mestrados integrados. Este é um novo regime de acesso e ingresso em ciclos de estudos de licenciatura e mestrado integrado em Portugal, destinado a estudantes de nacionalidade não-portuguesa e detentores do Estatuto de Estudante Internacional. A UMinho dispõe de um serviço de apoio ao Estudante Internacional. Mais informação em www.uminho.pt