Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

​Desporto

​O desporto universitário é uma das fortes marcas identitárias da Universidade do Minho.

​​​A participação regular em atividades desportivas é indispensável à formação multifacetada e integral do estudante do Ensino Superior, promove a sociabilização, capacidade de superação, espírito de grupo, a diversidade, equidade, excelência, entre outras.

Na UMinho, o Departamento Desportivo e Cultural (DDC) dos Serviços de Ação Social tem como missão a promoção da prática desportiva e cultural, nas vertentes de recreação e competição desportiva, junto da comunidade académica (estudantes e trabalhadores), proporcionando condições para um acesso democrático a essa participação, num ambiente educativo aberto à comunidade, saudável e de excelência. Nas instalações desportivas da UMinho, os SASUM têm uma oferta de cerca de 70 atividades em vários complexos distribuídos por Braga e Guimarães. Para além disso, realizam-se aproximadamente 150 eventos e organizações desportivas de carácter competitivo, recreativo e cultural.

A UMinho é uma instituição de campeões desportivos, que recebem, anualmente, medalhas nas mais variadas modalidades. A UMinho foi considerada a segunda melhor universidade europeia a nível desportivo em 2015, no ranking atribuído pela European University Sports Association (EUSA). A academia minhota foi ainda a instituição com o maior número de atletas nos campeonatos europeus universitários de 2015. Em 2013, a instituição minhota já tinha sido distinguida com o primeiro lugar, após ter alcançado três pódios consecutivos nos anos anteriores.

Esta liderança premeia o trabalho conjunto da Universidade e da Associação Académica (AAUM) neste domínio.

 ​

Ana Luís Afonso Martins

Pratico voleibol federado há 10 anos no Sporting Clube de Braga e, no momento de transição para o Ensino Superior, a possibilidade de conciliar a vida académica e o desporto foi, sem dúvida, um dos critérios pesados na minha escolha. Optei pela Universidade do Minho pois tem como bandeira o desporto universitário, fomentando a sua prática e impulsionando todos os estudantes para a conciliação das carreiras duais. Em relação ao curso, tenho agora a certeza de que não poderia ter optado de melhor maneira. Para além de esta ser a minha área de eleição, é ótimo saber que posso contar com o apoio da Escola de Engenharia e de todos os docentes para me ajudarem a conseguir alcançar os meus objetivos, tanto desportivos como académicos.

Voleibol
2º ano do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) 2015/2016

 
 ​
 

André Coelho

O meu clube sempre teve boas relações com a Universidade do Minho e isso foi uma vantagem. Não teria escolhido esta universidade se assim não fosse. Nem sempre é fácil conciliar o desporto com os estudos, mas a flexibilidade em termos de horários dos treinos e mesmo de agendamento de exames é uma mais-valia. Quanto a mim, a Universidade do Minho é a melhor do país, é conceituada não só pelos estudos mas também pelo desporto. É a melhor universidade portuguesa a nível do desporto. No futsal, vamos agora lutar pelo campeonato europeu. A oportunidade de ir jogar fora do nosso país e conhecer outros países, como eu conheci, no ano passado, a Polónia, a representar a UMinho, é um fator aliciante para qualquer aluno. É só vantagens!

Futsal
5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Civil (MIEC) 2015/2016