Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

​Academia

​​

​As condições de vida existentes na Universidade do Minho são consideradas - por alunos, professores e entidades externas/visitantes - muito boas, e devem-se a vários fatores, que nem sempre são de natureza material.

A preocupação com o bom acolhimento e a melhor integração dos novos estudantes é muito grande, existindo uma ampla sensibilização dos alunos mais velhos para esta questão, bem como uma série de iniciativas - tais como visitas, sessões de acolhimento, e outras - que facilitam a entrada dos alunos na vida universitária. Procura-se também que a relação professor-aluno seja próxima e aberta, por se entender que essa abertura contribui, de forma decisiva, para a melhor aprendizagem.

Destacam-se também, neste contexto, as atividades culturais, associativas e desportivas desenvolvidas pelos estudantes através das associações de cursos, tunas, grupos de teatro, de música popular, poesia e fados, entre muitas outras.

Plantas dos campi
Mais sobre a vida nos campi da Universidade do Minho
Custo de vida

 

AAUM

A Associação Académica da UMinho assegura ainda a organização de grandes eventos académicos, dos quais se destacam a Semana do Acolhimento aos novos alunos e a semana do Enterro da Gata.

Saber mais

SASUM

Os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho prestam aos estudantes serviços nos domínios do alojamento, alimentação, bolsas de estudo, apoio médico e psicológico e apoio às atividades desportivas e culturais, bem como outros serviços.

Saber mais

Núcleos de estudantes

Os Núcleos de estudantes, habitualmente organizados por áreas de estudo, têm como objetivo geral representar os alunos dos cursos aos quais estão associados, promover a discussão e a divulgação de assuntos de relevância para o curso e organizar eventos tanto de caráter académico e científico como cultural.

Saber mais