Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

​ADVAN​2TEX

Outro exemplo de Parceria Estratégica é o projeto ADVAN2TEX – E-learning course for innovative textile fields. Com início em setembro de 2014, o projeto teve a duração de dois anos e teve como propósito contribuir para a melhoria das capacidades das organizações nas áreas de formação de têxtil, com a adoção de práticas inovadoras, e a melhoria do nível e da avaliação das competências têxteis, incluindo o empreendedorismo, línguas e competências digitais.

O projeto foi dinamizado numa parceria entre o INCDTP - Instituto Nacional de Investigação para os Têxteis e Couro de Bucareste (coordenador do projeto) e a Universidade Técnica de Iasi, ambos da Roménia, o TZU - Instituto de Ensaios Têxteis da República Checa, a Universidade de Maribor na Eslovénia e a Universidade do Minho, através do Departamento de Engenharia Têxtil (DET) da EEUM.

O Advan2Tex focou-se na melhoria da qualidade e relevância da oferta educativa tendo em consideração os últimos desenvolvimentos na investigação e inovação têxtil. O consórcio procurou desenvolver novas ferramentas que permitiram melhorar as competências chave dos novos peritos da indústria: profissionais da indústria têxtil, novos empreendedores e estudantes do ensino superior.

"O objetivo final foi criar um curso piloto, financiado pelo projeto, que incluía 7 módulos de formação", refere Luís Almeida, docente do Departamento de Engenharia Têxtil (DET) da EEUM e responsável pelo projeto na UMinho. "Aquando da preparação do projeto, foram contactadas diferentes entidades que nos auxiliaram a definir os tópicos mais prementes, com vista à definição dos conteúdos programáticos do curso", acrescenta o investigador. Dos 7 módulos lecionados - i) Tecnologias avançadas de tricotagem; ii) Prototipagem virtual de vestuário para pessoas com necessidades especiais; iii) Novos métodos para ensaios têxteis; iv) Normalização de ensaios têxteis; v) Sustentabilidade das tecnologias têxteis; vi) Empreendedorismo; vii) Gestão da inovação -, a equipa da UMinho ficou responsável pelo desenvolvimento do quinto módulo. Após o desenvolvimento e preparação dos materiais de formação nas cinco línguas do consórcio, o curso foi lecionado em cada país em formato e-learning. "Foi um sucesso em Portugal, pois acabámos por ter mais participantes do que o previsto inicialmente", revelou Luís Almeida. "Com a ajuda da TecMinho na organização do curso, recorremos ao formato blended learning, com sessões presenciais e trabalho à distância".

Na UMinho, a equipa de investigadores envolvida incluiu os docentes do DET Luís Almeida e Teresa Amorim na criação do módulo de formação e ainda Ana Maria Rocha, André Catarino e Miguel Carvalho na tradução e lecionação. No âmbito do projeto, foram ainda criados diversos manuais de boas práticas e de apoio ao desenvolvimento de novas ideias de investigação e de negócio.​

O consórcio, que havia colaborado anteriormente no projeto "Fashion School", encontra-se atualmente a desenvolver o projeto TEX MATRIX, que decorre entre setembro 2016 e agosto 2018. Com a participação da TecMinho como parceiro, este novo projeto tem como objetivo definir e implementar a matriz de conhecimento para a inovação (Knowledge Matrix for Innovation - KMI) em empresas têxteis.

+ info: http://www.advan2tex.eu/​​