Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

​AugmentedWearEdu - Integrating virtual and AUGMENTED reality with WEARable technology into engineering EDUcation EDUcation

O projeto Integrating virtual and AUGMENTED reality with WEARable technology into engineering EDUcation EDUcation - AugmentedWearEdu é um projeto de 24 meses, que iniciou em 2020, e que tem como objetivo apresentar uma nova abordagem ao e-Learning, que consiste em incluir experiências táteis para permitir o acesso digital a laboratórios de Engenharia. Este objetivo será alcançado combinando ferramentas de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) com uma nova geração de dispositivos táteis. Esta combinação de tecnologia de baixo custo (recorrendo a software open-source e dispositivos físicos simples) tornará possível a aprendizagem em ambiente de laboratório e hapto-audiovisual.

O projeto é dinamizado numa parceria entre a Universidade de Agder (coordenador do projeto), na Noruega, a Universidade de Tecnologia de Kaunas, na Lituânia, a Universidade Politécnica de Timisoara, na Roménia, a Universidade de Siena, em Itália, e a Universidade do Minho. A equipa da UMinho conta com a investigação de Isabel Ramos, Professora Associada com Agregação do Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia e investigadora no Centro ALGORITMI.

"Devido à pandemia COVID-19, um grande número de países fechou as instituições de ensino superior. Estima-se que mais de 80% dos alunos em todo o mundo frequentam as aulas através de meios digitais", começa por revelar Isabel Ramos, investigadora coordenadora da UMinho neste projeto. "Embora as soluções existentes ofereçam um suporte essencial nestes tempos sem precedentes, são principalmente eficazes no apoio à transferência de conteúdo teórico".

Uma das maiores falhas das tecnologias de E-learning existentes é não prestarem o apoio desejável ao trabalho prático de laboratório e às experiências práticas, sendo que esta aprendizagem ativa é essencial, principalmente nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O projeto AugmentedWearEdu tornará possível envolver os estudantes num ambiente educativo virtual/aumentado em 3D, contribuindo para a realização de trabalhos em laboratório num ambiente totalmente imersivo, aberto e, principalmente, à distância.