Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

​EXTEND​

O EXTEND – Excellence in Engineering Education through Teacher Training and New Pedagogic Approaches in Russia and Tadjikistan é um projeto também focado no desenvolvimento de competências, neste caso vocacionado para a formação de docentes para a aprendizagem ativa. O consórcio, liderado pela Universidade Politécnica de Bucareste (Roménia), é constituído por 12 universidades da Roménia, Portugal, Letónia, Reino Unido, Rússia e Tajiquistão. Com duração de 3 anos, o financiamento global do projeto é de cerca de 850 mil euros.

O objetivo primordial deste projeto é melhorar a qualidade e eficácia do ensino, através da promoção de uma mudança de paradigma na formação pedagógica de docentes universitários das áreas de engenharia, em particular na Rússia e Tajiquistão. Para tal, o consórcio propõe-se a modernizar os planos curriculares de doutoramentos e desenvolver sistemas sustentáveis de reconversão de professores, criando ainda uma rede de Centros de Excelência em Educação para a Engenharia para apoio e consultoria à atividade docente.

"Com este projeto, procuramos desenvolver as competências dos professores de engenharia no ensino superior e formar os mesmos para as metodologias de aprendizagem ativa e aprendizagem por projetos (project based learning), área que a UMinho tem vindo a fortalecer com a criação de estruturas como, por exemplo, o Centro IDEA-UMinho, um centro de inovação e desenvolvimento do ensino e da aprendizagem", refere o investigador.

O aspeto inovador do EXTEND prende-se com a definição das competências necessárias aos docentes na área da engenharia, tema que tem vindo a ser discutido a nível internacional, mas ainda pouco explorado ao nível da investigação. "Vamos criar estruturas dentro das universidades da Rússia e Tajiquistão – os chamados centros EXTEND, para apoiar a formação e desenvolvimento de docentes, oferecendo cursos e consultoria às atividades de ensino", menciona Rui Lima.

A equipa da UMinho é coordenada por Rui Lima e integra ainda as investigadoras do Instituto de Educação Maria Assunção Flores e Diana Mesquita.​​

"Em ambos os consórcios [MSIE4.0 e EXTEND], a UMinho é o segundo parceiro com mais financiamento alocado, o que demonstra a posição relevante que já conquistámos na investigação em torno das metodologias de aprendizagem que es​tão na base destes projetos", conclui o investigador.