Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

MIND SAFETY – Safety Matters! II​​

O projeto MIND SAFETY – Safety Matters! II é um projeto de 36 meses, com financiamento de 395 774€ pelo Programa Erasmus + e será coordenado pela Autoridade para as Condições do Trabalho em parceria com a Universidade de Aveiro e a Universidade do Minho (financiamento de 48 415,00€), com Nelson Bruno Martins Marques da Costa como investigador responsável.
Tem como parceiros associados a Universitat de Girona, Technische Universiteit Delft, Calisma ve Guvenlim Egitim ve Araştırma Merkezi e a YSBF Youth in Science and Business Foundation, e data concluão prevista para Agosto de 2021.

Numa lógica de trabalho em rede e parceria, a ACT, a Universidade de Aveiro e a Universidade do Minho pretendem levar a cabo uma iniciativa conjunta para implementar em três anos, que inclui o desenvolvimento da comunidade virtual já construída no primeiro projeto, que através de práticas colaborativas conduzirá à produção de conhecimento sobre educação para a cultura de segurança e saúde e segurança, uma lógica de partilha de informação relevante, teórica e prática, boas práticas na formação de professores e formadores, juntamente com a oferta de um pacote de recursos de ensino para apoiar abordagens pedagógicas à segurança e saúde no trabalho, no contexto educacional / de formação, para lidar com a oferta educacional incipiente para a educação continuada para professores / formadores, nestas matérias.


Este projeto prevê, também, a implementação das ferramentas desenvolvidas no decorrer do mesmo para escolas e centros de formação, e a avaliação de resultados para o aprimoramento da metodologia e dos recursos envolvidos. Esta iniciativa procura articular, em torno de um interesse comum, escolas e universidades, que por sua vez são contact centers privilegiados com o mundo dos negócios.

O objetivo comum é contribuir para a qualidade da aprendizagem e a médio-longo prazo reduzir as taxas de acidentes e doenças ocupacionais.

Para atingir os seus objetivos, este projeto conta com o apoio de várias organizações pertencentes a quatro países da UE para permitir o intercâmbio de conhecimentos e experiências na formação de professores / formadores e a disseminação de práticas inovadoras na abordagem de SST no contexto de diferentes disciplinas / módulos de formação, incluindo alunos cegos e deficientes visuais e estudantes de minorias étnicas, e de classes sociais mais desfavorecidas.​