Rui L. Reis tomou posse como membro da National Academy of Engineering, EUA Voltar

domingo, 09/10/2016    Washington, USA
Gordon R. England (chairman da NAE), Rui L. Reis e C. Daniel Mote Jr (presidente da NAE)
Gordon R. England (chairman da NAE) e C. Daniel Mote Jr (presidente da NAE) assinalaram a tomada de posse de Rui L. Reis.

Rui L. Reis, vice-reitor e professor catedrático da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, foi empossado a 9 de outubro como membro da National Academy of Engineering (NAE) dos Estados Unidos da América. Este é um dos maiores reconhecimentos que pode ser atribuído a um engenheiro a nível mundial. O cientista da UMinho é o primeiro engenheiro com formação académica e toda a carreira desenvolvida em Portugal a ser eleito membro da NAE. A tomada de posse decorreu em Washington, nos EUA, na presença de
Gordon R. England (chairman da NAE) e C. Daniel Mote Jr (presidente da NAE).

O diretor do Grupo 3B’s, do laboratório associado ICVS/3B’s e professor catedrático da Escola de Engenharia da UMinho “foi reconhecido pelas suas contribuições para os biomateriais e a engenharia de tecidos em medicina regenerativa”, lê-se no
site da NAE. Feita anualmente pelos membros da NAE, com procedimentos rigorosos, a nomeação é considerada um reconhecimento de uma vida ou de uma carreira a profissionais que contribuíram para a prática, a investigação e a educação na área da Engenharia, incluindo as contribuições para a literatura da especialidade. Esta academia homenageia também os pioneiros em novos campos da tecnologia, promovendo avanços consideráveis nas áreas tradicionais da Engenharia, bem como aqueles que desenvolveram/implementaram abordagens inovadoras para a Educação em Engenharia.

Rui L. Reis está entre os 22 membros estrangeiros e 80 dos EUA eleitos em 2016. A NAE passa agora a contar com 2275 membros dos EUA e apenas 232 elementos estrangeiros. O cientista da UMinho obteve todos os seus graus em universidades portuguesas e nunca estudou ou trabalhou em qualquer instituição americana, embora mantenha inúmeras colaborações com universidades dos EUA e uma intensa atividade em congressos e sociedades científicas desse país.

Os restantes membros estrangeiros eleitos este ano são provenientes do Canadá, Reino Unido, Alemanha, China, Suíça, India, Japão, Suécia e EUA. Embora a idade média dos membros da NAE ronde os 70 anos, o engenheiro português tem apenas 48. Existem, no entanto, exceções como Larry Page, fundador da Google, que entrou aos 31 anos. Esta nomeação surge na sequência de muitos outros prémios e distinções internacionais que têm sido atribuídas a Rui L. Reis, que é o presidente mundial da Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (TERMIS), constituída por membros de 90 países.

- Vídeo da tomada de posse: facebook.com/nicholas.peppas/videos/1594058817557176
​​​​​​​​   Press release.pdf
Momento da tomada de posse
Rui L . Reis na NAE