Alunos da EEUM vencem concurso “Sou Olá 2016” Voltar

sexta-feira, 28/10/2016
Concurso Ola
Equipa multidisciplinar de alunos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Polímeros arrecadou o primeiro prémio no concurso promovido pela Unilever para a construção de um protótipo de um carrinho de gelados inovador.
A equipa da EEUM, composta pelos alunos Vera Luciana da Silva Neto, Pedro Miguel Rosas Faria, Nuno Braga Ferreira e Luís Filipe Sousa e Silva, alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica (MIEMEC) e ainda por Fábio Ribeiro, aluno do Mestrado Integrado em Engenharia de Polímeros (MIEPOL) foi a grande vencedora do concurso “Sou Olá 2016”, uma iniciativa da Unilever Portugal, grupo responsável (entre muitas outras), pela marca de gelados “Olá”.

Os alunos conceberam, dimensionaram e construíram um protótipo funcional de um meio de venda móvel de gelados. A equipa da Universidade do Minho, orientada pelos docentes Pedro Lobarinhas e João Pedro Mendonça, Professores Auxiliares do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da EEUM, arrecadou um prémio de 10.000€.

A OLÁ desafiara quatro universidades portuguesas - Universidade do Minho, Universidade do Porto (FEUP), Universidade de Lisboa (IST) e Universidade de Aveiro, a constituírem equipas para o desenvolvimento de um protótipo de meio de venda móvel do futuro. O veículo a desenvolver foi avaliado com base em 4 critérios: ecológico, inovação, otimização dos custos de produção e funcionalidade.

“Conseguimos reunir um conjunto de colegas do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica que quiseram aceitar o desafio proposto, juntando-se a nós um colega do Mestrado Integrado em Engenharia de Polímeros”, referiu Vera Neto. “Pessoalmente, gosto de projetos numa vertente mais experimental que me permitam conciliar a vertente mais teórica do curso com uma componente mais prática. Neste caso, todos os objetivos do concurso, assim como os prémios associados, a própria construção do protótipo e o orçamento disponível para essa mesma construção, eram bastante aliciantes”, acrescenta a aluna.

A equipa projetou o novo meio de venda móvel, tanto ao nível da utilização de energia como a parte estrutural, e acompanhou todo o processo de produção do protótipo junto das empresas fornecedoras.

“O protótipo funciona muito bem a nível de manutenção da temperatura, um ponto fulcral dos carrinhos de gelados. O design foi também considerado excecional e muito atrativo. O modelo terá agora de ser melhorado ao nível dos materiais, em particular no que se refere ao peso da estrutura”, referem os alunos. A equipa construiu ainda uma aplicação cliente/carrinho, que permite ao cliente localizar qual o meio de venda móvel mais próximo e saber que gelados existem em stock.

Com a participação no concurso, os alunos tiveram a oportunidade de ter uma experiência num projeto real com consequências no mercado, desenvolver capacidades de trabalho em equipa e competências multidisciplinares, trabalhar com deadlines e objetivos, como em qualquer experiência profissional, e ainda investigar, conhecer e desenvolver as últimas tendências em tecnologia e as distintas ofertas do mercado.

Sobre a experiência e as competências adquiridas, a opinião da equipa é unânime: “Ganhámos competências, tais como o contacto com os fornecedores, saber lidar com as dificuldades, saber comunicar, que nos preparam para o dia a dia profissional numa empresa, no futuro. Conseguimos também criar uma rede de contactos e adquirir muitos conhecimentos técnicos”, referem os alunos.

Concurso Ola
Alunos_Olá