Paulo Sampaio integra lista das "40 Novas Vozes Mundiais da Qualidade" pela segunda vez Voltar

terça-feira, 01/11/2016
Paulo Sampaio_Fresh Faces_1
Lista “Fresh faces: a new generation of Quality Leaders” é publicada pela revista Quality Progress da American Society for Quality (ASQ).
Paulo Sampaio, Vice-Presidente da EEUM e docente do Departamento de Produção e Sistemas (DPS), integra, pela segunda vez, a lista das "40 Novas Vozes Mundiais da Qualidade".

A lista “Fresh faces: a new generation of Quality Leaders” foi publicada no número de novembro da revista Quality Progress, da American Society for Quality. Em 2016, o grupo foi alargado para 46 personalidades a nível mundial que, com idade inferior a 40 anos, têm já um percurso notável na área da qualidade. Segundo a publicação, as personalidades destacadas “são líderes no desenvolvimento de boas práticas e na mentoria de pares e alunos no sentido de adotar e promover processos de qualidade e de melhoria do valor, com o objetivo de afirmar a qualidade como um elemento essencial na tomada de decisões”.

Para Paulo Sampaio, esta nomeação assinala “um reconhecimento pelos pares, uma segunda vez, pela entidade mundial com mais peso na área da Qualidade, que é a ASQ. Representa igualmente o reforçar da afirmação da EEUM nesta área no panorama internacional, o que muito me orgulha”.

Em novembro de 2011, o investigador da EEUM havia sido já nomeado para a lista das 40 Novas Vozes Mundiais da Qualidade.

Paulo Sampaio licenciou-se em 2002 em Engenharia e Gestão Industrial e obteve em 2008 o grau de Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Minho. É investigador do Grupo Supply-chain, Logistics and Transportation Systems do Centro de Investigação ALGORITMI e desenvolve a sua atividade como docente e investigador nas áreas da Qualidade e da Excelência Organizacional. É coordenador do Working Group ALGORITMI Business Excellence e é Country Counselor da American Society for Quality (ASQ) para Portugal. É ainda membro de diversas organizações da área como a Comissão Técnica de Normalização 80 – Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade, o Instituto Português da Qualidade, em representação da UMinho, o grupo ASQ Influential Voices, do Feigenbaum Medal Committee da ASQ, do Global Advisory Board da ASQ e do Fórum da Certificação do Instituto Português da Qualidade. Recebeu inúmeros prémios internacionais na área de I&D em que está envolvido.

Paulo Sampaio_Fresh Faces_1
Paulo Sampaio_Fresh Faces_2