Investigador do HASLab recebe medalha de prata no ACM Student Research Competition Voltar

sexta-feira, 30/06/2017
Rui Pereira, aluno do Programa Doutoral em Informática MAP-i e investigador do Centro de Investigação em Software Confiável (HASLab) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), alcançou o segundo lugar no ACM Student Research Competition na International Conference on Software Engineering (ICSE) 2017.
O artigo intitulado “Locating energy hotspots in source code”, submetido inicialmente em forma de long abstract paper, foi apresentado, numa segunda fase de avaliação, em forma de poster na 39th ICSE, uma das conferências mais importantes na área de Engenharia de Software. O trabalho foi realizado no âmbito do projeto Green Software Laboratory (GSL), um projeto nacional financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O projeto, apresentado ao longo das três fases da competição, incorpora uma técnica de análise independente de linguagem, para detetar fragmentos ineficientes de energia no código-fonte de um sistema de software. Com base nos princípios de localização de falhas, a ferramenta denominada SPELL – Spectrum-based Energy Leak Localisation associa diferentes percentagens de responsabilidade do consumo de energia a diferentes componentes de código-fonte. Desta forma, aponta a atenção do programador para os pontos mais críticos num nível de código-fonte (que podem estar em qualquer lugar a partir de pacotes, métodos ou linhas de código), para que consiga otimizar a eficiência energética do seu programa. Por último, esta ferramenta demonstrou ajudar os programadores a tornarem-se conscientes da energia enquanto programam, ao mesmo tempo que ajudam a analisar, interpretar e otimizar o consumo de energia de um programa – assim como a motivação por trás do projeto GSL.

Nesta fase de avaliação, juntamente com mais nove candidatos, Rui Pereira fez uma pequena exposição e apresentação pública de um poster, durante uma sessão especial da mesma conferência, perante um júri constituído por cinco membros da ICSE e da ACM. Nesta eliminatória foram selecionados apenas quatro investigadores para passar à fase seguinte. Já na terceira fase, constituída por uma research talk na ICSE, Rui Pereira alcançou o segundo lugar da competição, perdendo o primeiro lugar para um investigador da Carnegie Mellon University e antigo investigador da Apple. Nesta ultima eliminatória, três investigações foram premiadas. A próxima eliminatória será na Grand Final do ACM Research Competition, onde participam todos os medalhados nos ACM Student Research Competition. Esta eliminatória será durante o Banquet da ACM Awards, um evento onde, regra geral, é apresentado o Turing Award, isto é, um prémio atribuído pela ACM a uma pessoa que contribuiu significativamente para a área da computação.

Importa mencionar que esta competição – patrocinada pela Microsoft – possibilita um fórum único para que os estudantes de graduação e pós-graduação possam apresentar as suas investigações originais antes de um painel de júris e participantes nas conhecidas conferências patrocinadas e copatrocinadas pela ACM.

Esta edição da ICSE decorreu em Buenos Aires, Argentina, de 20 a 28 de maio e conta anualmente com cerca de 1600 participantes.

+ info: http://haslab.uminho.pt/