Tese de doutoramento da EEUM premiada Voltar

quarta-feira, 25/10/2017
Manuel Parente, ex-aluno da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), foi distinguido com o prémio José Folque – Jovens Geotécnicos. O prémio foi atribuído durante o 1º Seminário de Geotecnia nos Transportes, em Lisboa, no dia 13 de outubro.
Manuel Parente, ex-aluno do Programa Doutoral em Engenharia Civil da EEUM, foi distinguido com o prémio José Folque – Jovens Geotécnicos, no âmbito do trabalho desenvolvido ao longo do seu projeto de doutoramento intitulado “Intelligent Earthworks Optimisation System”. Este trabalho contou com a orientação de António Gomes Correia, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil e investigador do ISISE – ambos da EEUM –, e Paulo Cortez, Professor Associado com Agregação do Departamento de Sistemas da Informação e investigador do Centro de Investigação ALGORITMI, também da EEUM, e focou-se na integração de tecnologias de soft computing, tais como metaheurísticas e machine learning, bem como de sistemas de informação geográfica, tendo em vista a otimização multi-objetivo de tarefas de terraplenagem em obras rodoviárias e ferroviárias.

Para Manuel Parente, esta distinção representa “uma mais-valia significante, porque acontece no âmbito da Geotecnia em Portugal. É igualmente importante para mim – em termos pessoais e profissionais – como para a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, onde o projeto foi realizado e premiado, uma vez que atesta a qualidade da investigação que é levada a cabo na mesma”.

O prémio José Folque – Jovens Geotécnicos tem como objetivo distinguir trabalhos que constituam uma contribuição, quer para o progresso dos conhecimentos técnicos e científicos, quer para a resolução de problemas nacionais no domínio das especialidades da Geotecnia contempladas pela International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE).

O prémio foi atribuído no contexto do 8º Encontro de Jovens Geotécnicos, que decorreu durante o 1º Seminário de Geotecnia nos Transportes, no Auditório do Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa. Como resultado desta distinção, o investigador irá representar Portugal na próxima Conferência Internacional de Jovens Engenheiros Geotécnicos, por intermédio da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG).

+ info: http://www.spgeotecnia.pt/content.asp?startAt=2&categoryID=893&newsID=3291