Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

António Gomes Correia premiado nos EUA Voltar

quarta-feira, 25/10/2017   
1
António Gomes Correia, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil (DEC) e Vice-Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) foi premiado nos EUA. A distinção teve lugar no dia 27 de setembro.
António Gomes Correia, Professor Catedrático do DEC e Vice-Presidente da EEUM, recebeu o Technical Achievement Award, no âmbito da International Intelligent Construction Technologies Group 2017 ConferenceICT (Intelligent Construction Technologies) Past and Future, que teve lugar em Minneapolis, estado de Minnesota, nos EUA, de 26 a 28 de setembro de 2017. Durante a Conferência, o investigador proferiu a Keynote Lecture intitulada “Intelligent Compaction in Europe: Harmonisation, standardisation & management”.

A distinção – entregue pelo Presidente da International Intelligent Construction Technologies Group, George K. Chang, – teve como objetivo reconhecer as contribuições técnicas e práticas exemplares do Professor António Gomes Correia para a Comunidade de Engenharia Geotécnica e de Pavimentos de Tecnologias de Construção Inteligentes.

Para António Gomes Correia, esta distinção representa uma honra, pelo facto de ter o reconhecimento internacional de um grupo onde é cofundador, e ver que a sua visão de “conectar sistemas para a construção inteligente” antecipou o que se tornou hoje parte da quarta revolução industrial ou ‘Indústria 4.0’.

António Gomes Correia licenciou-se em 1977 em Engenharia Civil na Universidade Técnica de Lisboa – Instituto Superior Técnico (UTL-IST) e doutorou-se em 1985 em Engenharia Civil na École Nationale des Ponts et Chaussées. Em 1987 obteve o grau de Especialista pelo LNEC e em 1998 obteve a Agregação em Engenharia Civil pela UTL. Em 2003 iniciou funções de Professor Catedrático da Universidade do Minho (UM) e de Diretor do Centro de Engenharia Civil da mesma Instituição (até 2007). Foi Diretor do Centro de Território, Ambiente e Construção de 2010 a 2013 (UM - CTAC). É Diretor do Programa Doutoral em Engenharia Civil desde 2010 e desde 2013 Vice-Presidente da EEUM.

Está envolvido em investigação, ensino e consultoria na área da geotecnia e engenharia de pavimentos há 38 anos. O trabalho desenvolvido contempla principalmente a geotecnia nos transportes, nomeadamente a caracterização e modelação de solos e geomateriais rodo-ferroviários, a compactação, o melhoramento de terrenos, as fundações, o dimensionamento e gestão de obras geotécnicas.

+ info: http://www.iictg.org/2017-conference/
1