Aluna da EEUM integra equipa vencedora do Angelini University Award Voltar

segunda-feira, 27/11/2017
Mariana Resende, aluna do Mestrado em Biotecnologia da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), integrou a equipa vencedora do Angelini University Award. O prémio foi entregue no dia 18 de outubro, em Lisboa.
Mariana Resende, aluna da EEUM, em conjunto com Marta Estrela, Daniel Resende e Mariana Vaz, da Universidade de Aveiro, fez parte da equipa vencedora da oitava edição do Angelini University Award (AUA), uma iniciativa promovida pela Angelini Farmacêutica destinada a jovens universitários a frequentar o ensino superior em Portugal. O objetivo do concurso visou fomentar projetos multidisciplinares e com aplicabilidade prática que permitam gerar inovação e promover o empreendedorismo jovem.

O tema do concurso desta edição versou sobre “Produtos e Serviços para combater a Resistência a Antibióticos”. O grupo desenvolveu e apresentou o projeto “STAPHcombat: a multiapproach therapy” que consiste numa terapia alternativa ao uso dos antibióticos, através da terapia fágica combinada com um despertador metabólico. A terapia fágica contra as infeções bacterianas, em conjunto com o ácido tânico como despertador metabólico, tem como objetivo ativar as bactérias latentes, tornando-as suscetíveis à ação dos agentes antimicrobianos. Este projeto é direcionado aos pacientes que sofrem de pé diabético e tem como objetivo desenvolver um creme de prevenção e um produto de tratamento para este tipo de infeções cutâneas.

“Como aluna da EEUM, vejo este prémio como um reconhecimento do meu empenho e dedicação e como um incentivo para continuar a trabalhar e conseguir novas oportunidades na área da Ciência. Tenho a certeza de que a EEUM me dará as ferramentas necessárias para continuar a alcançar os meus objetivos”, reiterou Mariana Resende.

A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no Museu do Oriente, em Lisboa, onde o projeto vencedor recebeu um prémio monetário no valor de 8000 euros. Recorde-se que esta edição do AUA teve 62 inscrições de 204 candidatos oriundos de 30 universidades e politécnicos de Portugal.

+ info: https://www.deb.uminho.pt/; http://aua.pt/pt/home-pt/