Investigadora da EEUM premiada em Lisboa Voltar

quinta-feira, 29/03/2018
Margarida Fernandes
Margarida Fernandes foi distinguida, no dia 21 de março, com uma Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. A cerimónia teve lugar no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
A investigadora Margarida Fernandes, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), foi distinguida com uma Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência. A cientista vai receber 15 mil euros para desenvolver uma nova geração de materiais para regenerar tecidos ósseos.

O prémio atribuído pela L’Oréal Portugal, Comissão Nacional da UNESCO e Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) visa incentivar investigadoras em Portugal – já doutoradas e com idade até 35 anos – a prosseguirem estudos originais e relevantes para a saúde e o ambiente. O júri, presidido por Alexandre Quintanilha, avaliou mais de 70 candidaturas e elegeu quatro. Além de Margarida Fernandes, foram laureadas cientistas do Instituto Superior Técnico, Instituto Português do Mar e da Atmosfera e Instituto de Medicina Molecular.

O envelhecimento da população e problemas como a osteoporose e a osteoartrose são cada vez mais frequentes, sendo das principais causas de incapacidade física no mundo. Margarida Fernandes quer desenvolver “uma nova geração de materiais ativos que respondam a estímulos físicos para a engenharia de tecidos ósseos”. As estruturas baseadas nestes materiais multifuncionais permitem gerar microambientes biomiméticos, através do desenvolvimento de um biorreator que imita o ambiente natural das células, garantindo uma estimulação natural para a regeneração dos tecidos, que é essencial para tratar lesões e doenças ósseas. Combinando o biorreator e os novos materiais ativos, pretende-se criar tecido ósseo novo, através da estimulação da capacidade natural de regeneração dos tecidos do paciente. Este projeto promete, por isso, contribuir para o bem-estar de milhões de pessoas.

Margarida Fernandes obteve o grau de doutor pelo Departamento de Engenharia Têxtil da EEUM na área da Biotecnologia, com um estudo que compreendia o uso de ferramentas biológicas na funcionalização de fibras para aplicações na área da cosmética e biomédica. Fez um pós-doutoramento na Universidade Politécnica da Catalunha, em Espanha, no âmbito de uma bolsa Marie Curie, e está atualmente a realizar um segundo pós-doutoramento com uma bolsa da FCT no Centro de Física e no Centro de Engenharia Biológica da EEUM, cuja investigação está na base deste prémio L’Oréal.

+ info: www.fisica.uminho.pt; www.ceb.uminho.pt/People/Details/11bf0396-9523-4470-bcc0-f08a2ca3e868; www.fct.pt/apoios/premios/loreal/index.phtml.en; www.lorealmulheresnaciencia.com.pt
Margarida Fernandes