A Solfarcos, a Biofabics, e a Cozecare foram distinguidas na 4.ª edição do Prémio Nacional de Inovação. Ao todo, foram submetidas 116 candidaturas, que permitiram distinguir 13 projetos e atribuir 10 menções honrosas. A cerimónia decorreu a 9 de julho, na Nova SBE, em Carcavelos, Lisboa, e reuniu cerca de 200 líderes empresariais, académicos, especialistas e representantes de diferentes setores.
A Solfarcos - Soluções Farmacêuticas e Cosméticas, Lda., spin-off da UMinho fundada por membros da Escola de Engenharia (EEUM), venceu a categoria Sustentabilidade e Impacto Social com uma plataforma nanotecnológica inovadora para o tratamento da artrite reumatoide, capaz de reduzir significativamente a dose de medicação necessária e os respetivos efeitos secundários.
A BIOFABICS – 3D Biotissue Analogues, fundada pelo antigo estudante de doutoramento da EEUM Pedro Costa, recebeu uma Menção Honrosa na categoria “Cibersegurança, Soberania e Defesa”, graças ao desenvolvimento de membranas de nanofibras aplicadas a equipamentos de proteção química, biológica, radiológica e nuclear.
A Cozecare, fundada por um antigo estudante de Engenharia e Gestão Industrial, recebeu uma Menção Honrosa na categoria “Sustentabilidade e Impacto Social” nos Prémios Nacionais de Inovação de 2026.