A parceria entre a Bosch e a Universidade do Minho abriu um novo caminho nas relações entre a indústria e as instituições de ensino. O primeiro projeto em parceria - HMIExcel (2013-2015) teve um grande impacto nacional e internacional, e os resultados, aplicações e inovações estão ao nível do que melhor se faz na Europa e no Mundo. A parceria entre a Bosch e a Universidade do Minho já permitiu desenvolver tecnologias de elevado grau de inovação com extrema relevância para o setor Multimédia Automóvel, incluindo o desenvolvimento de novos processos, produtos e soluções que permitem o reforço e a entrada em novos mercados, com a produção de soluções à medida de cada cliente.
A parceria entre as duas instituições evidenciou a cultura de inovação exportada pela Bosch, contribuindo ativamente para a construção da boa reputação de tecnologia desenvolvida e produzida em Portugal, que garantem uma maior competitividade internacional.
O HMIExcel possibilitou o incremento de vários níveis de know-how técnico-científicos, que produziram valor acrescentado para todos os envolvidos e os resultados alcançados validaram o caminho percorrido, potenciando novos desenvolvimentos state-of-the-art, que constituíram uma base sólida com conhecimento reforçado para futuras colaborações. O projeto HMIExcel permitiu ainda que a unidade Bosch em Braga realizasse os seus primeiros pedidos de patentes junto do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, alcançando um marco muito importante na história da empresa em Portugal.
Após o sucesso alcançado com o programa HMIExcel (2013-2015), a parceria de I&DT entre a Bosch Car Multimédia Portugal e a Universidade do Minho avançou com um novo Programa denominado iFACTORY.
O Programa iFACTORY contempla o desenvolvimento e geração de avanços científicos e tecnológicos que se traduzam num conjunto de processos, sistemas e ferramentas que irão conferir um alto nível de flexibilidade e qualidade, combinada com custos competitivos, às principais operações relacionadas com as diferentes fases dos projetos de industrialização na Bosch. Assim, os trabalhos realizados contribuirão para a conceção e desenvolvimento de:
-
materiais e dispositivos para controlo de qualidade, industrialização, fabrico e gestão da fábrica;
-
ferramentas de controlo de qualidade;
-
processos de prototipagem e de fabrico;
-
sistemas logísticos;
-
sistemas de gestão da produção e da manutenção;
-
sistemas de business intelligence e gestão de projetos.
Data de início: julho 2015
Data de conclusão : junho 2018
Orçamento: 22.350.581,45€
Contactos:
António J. Pontes – Diretor de Programa UMinho e coordenador da parceria Bosch-UMinho (pontes@dep.uminho.pt)
Eduardo B. Pinto - Gestor de Programa UMinho (eduardo.pinto@eng.uminho.pt)
Consórcio: Universidade do Minho, Bosch Car Multimédia Portugal
Local: Braga, Portugal