INNOVCAR

​​

A parceria entre a Bosch e a Universidade do Minho abriu um novo caminho nas relações entre a indústria e as instituições de ensino. O primeiro projeto em parceria - HMIExcel (2013-2015) teve um grande impacto nacional e internacional, e os resultados, aplicações e inovações estão ao nível do que melhor se faz na Europa e no Mundo. A parceria entre a Bosch e a Universidade do Minho já permitiu desenvolver tecnologias de elevado grau de inovação com extrema relevância para o setor Multimédia Automóvel, incluindo o desenvolvimento de novos processos, produtos e soluções que permitem o reforço e a entrada em novos mercados, com a produção de soluções à medida de cada cliente.

A parceria entre as duas instituições evidenciou a cultura de inovação exportada pela Bosch, contribuindo ativamente para a construção da boa reputação de tecnologia desenvolvida e produzida em Portugal, que garantem uma maior competitividade internacional.

O HMIExcel possibilitou o incremento de vários níveis de know-how técnico-científicos, que produziram valor acrescentado para todos os envolvidos e os resultados alcançados validaram o caminho percorrido, potenciando novos desenvolvimentos state-of-the-art, que constituíram uma base sólida com conhecimento reforçado para futuras colaborações. O projeto HMIExcel permitiu ainda que a unidade Bosch em Braga realizasse os seus primeiros pedidos de patentes junto do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, alcançando um marco muito importante na história da empresa em Portugal.

Após o sucesso alcançado com o programa HMIExcel (2013-2015), a parceria de I&DT entre a Bosch Car Multimédia Portugal e a Universidade do Minho avançou com um novo Programa denominado INNOVCAR.

O Programa INNOVCAR contempla a criação de conhecimentos e tecnologias em Portugal que se traduzam em inovações mundiais nas soluções do automóvel do futuro, potenciando o caminho para a “visão zero”. Assim, os trabalhos realizados contribuirão para a conceção e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, tais como:

• sistema de comunicações veículo-para-veiculo (V2V), veículo-para-infraestrutura (V2I) e veículo-para-peão (V2P);
  • sensores e sistemas de deteção;
  • sistemas HMI;
  • HUD;
  • software e aplicações embebidas para veículos inteligentes;
  • sistemas de cancelamento de ruído e de componentes mecânicos sem ruído;
  • chassis 100% plástico, bem como para a conceção e desenvolvimento de ferramentas e processos de suporte ao desenvolvimento, produção e controlo de qualidade destes novos produtos e tecnologias.

Data de início: julho 2015

Data de conclusão : julho 2018

Orçamento: 32.310.800,89€

Contactos:

António J. Pontes – Diretor de Programa UMinho e coordenador da parceria Bosch-UMinho (pontes@dep.uminho.pt)

Eduardo B. Pinto – Gestor de Programa UMinho (eduardo.pinto@eng.uminho.pt)

Consórcio: Universidade do Minho, Bosch Car Multimédia Portugal

Local: Braga, Portugal