Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

​ Easy Ride

 

Em 2013 a Universidade do Minho e a Bosch iniciaram uma parceria de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, com apoio financeiro da União Europeia, que tem sido considerada um modelo de excelência na Europa.

A primeira fase foi marcada pelo HMIExcel (Human Machine Interface Excellence, 2012-2015), um projeto de investigação em torno das soluções de multimédia avançadas para automóveis na relação homem-máquina. Com um investimento de 19 milhões de euros e mais de 80 investigadores e engenheiros altamente qualificados atingiram, com sucesso, os objetivos propostos. Dentre eles, a submissão de patentes, publicações científicas e a consolidação de mudanças positivas no âmbito da indústria.

Após o sucesso alcançado com o programa HMIExcel, a parceria de I&DT entre a Universidade do Minho e a Bosch Car Multimédia Portugal avançou, em 2015, com um novo programa, denominado INNOVATIVE Car HMI, que apresentou os excelentes resultados finais em junho de 2018.

Em julho de 2018, a parceria avançou para a 3ª fase, com os Programas Sensible Car, Easy Ride, e Factory of the Future, naquilo que é uma parceria estratégica da Bosch Car Multimedia com a Universidade do Minho.

 

Em resposta à necessidade de evolução dos paradigmas da condução autónoma, nomeadamente naquilo que respeita a comunicação entre veículos, pessoas e infraestruturas; a segurança; a monitorização dos comportamentos dos ocupantes; e a resposta do veículo às necessidades dos ocupantes, surge o Programa Easy Ride, deixando aberta uma porta para a exploração de serviços nesta área.

O Programa Easy Ride contempla o desenvolvimento de sensores inteligentes críticos como resposta às capacidades exigidas ao automóvel no contexto da condução autónoma: sensores de interior do veículo em contexto de veículos autónomos e veículos autónomos partilhados (SAV), comunicações V2X, aplicações para a conectividade dos veículos de duas rodas (2-wheelers) e o desenvolvimento do cockpit inteligente.

Dando cumprimento aos objetivos propostos, o Programa é composto por 5 Subprogramas que darão resposta às capacidades exigidas para o futuro da mobilidade,

 

V2X Communication – Comunicação entre veículos, pessoas e infraestruturas.

Connected 2Wheelers – Maior conectividade, segurança e eficiência nos veículos de duas rodas.

Intelligent Cockpit – O interior do veículo capaz de responder a todas as necessidades dos seus ocupantes de forma rápida e segura.

Occupant Emotional Monitoring – Monitorização de comportamentos violentos, de vandalismo, ou até situações de emergência de saúde.

In-vehicle Sensors – Inclusão de sensores capazes de recolher informação valiosa para que o veículo seja capaz de aprender com a experiência.

 

As inovações deste Programa deverão traduzir-se em, pelo menos, 257 entregáveis, 10 novas patentes, 65 publicações técnicas e científicas, e na concretização de 41 características inovadoras.

 

A sua duração será de três anos, de 1 de julho de 2018 a 30 de junho de 2021.

 

Contactos:

António J. Pontes – Diretor de Programa UMinho e coordenador da parceria Bosch-UMinho (pontes@dep.uminho.pt)

Eduardo B. Pinto - Gestor de Programa UMinho (eduardo.pinto@eng.uminho.pt)

Consórcio: Universidade do Minho, Bosch Car Multimédia Portugal

 

Apoio Financeiro: (POCI-01-0247-FEDER-039334) 

Investimento total: 29.457.747,77 

Apoio financeiro da UE: 18.693.749,00 

Local: Braga, Portugal

 

ic-hmi-3logos-FEDER-descritivo.png