Factory of the Future: Smart Manufacturing
Com Programa Factory of Future, naquilo que é uma parceria entre a BOSCH e a UMinho, pretende-se responder aos desafios da competitividade da empresa na atração dos principais projetos de industrialização de novos produtos do grupo BOSCH, pelo aumento dos níveis de produtividade, eficiência, flexibilidade e qualidade da fábrica. Para isso, assume-se uma estratégia de inovação integrada que envolve a investigação e desenvolvimento de novos materiais e dispositivos para controlo de qualidade, industrialização, fabrico e gestão da fábrica; a investigação e desenvolvimento de novas técnicas, sistemas e ferramentas de controlo de qualidade; a investigação e desenvolvimento de novos processos e técnicas de fabrico; e a investigação e desenvolvimento de tecnologias de comunicação e de sistemas de informação e de apoio à decisão para a gestão das operações da fábrica.
O programa Factory of Future gerou avanços científicos e tecnológicos que se traduziram num conjunto de processos, sistemas e ferramentas que possibilitarão conferir um alto nível de flexibilidade e qualidade, combinada com custos competitivos, às principais operações relacionadas com as diferentes fases de projetos de industrialização. O Programa é composto por cinco subprojectos que dão resposta às diferentes áreas de operação da BOSCH:
- SP1 – Controlo de Qualidade;
- SP2 – Logística;
- SP3 – Processo Produtivo;
- SP4 – Gestão de operações Industriais;
- SP5 – Gestão de processos de negócio
As inovações deste Programa traduziram-se em 260 entregáveis, 45 características inovadoras e 47 publicações técnico-científicas. Foram, ainda, submetidos 8 pedidos de patente. O projeto teve início a 1 de julho de 2018 e terminou a 31 de dezembro de 2021.”
Cofinanciado pelo FEDER através do Portugal 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), nos termos do Aviso de Abertura de Concurso n.º 26/SI/2016 no âmbito da alínea a) do n.º 1 do artigo 62º do Regulamento Específico do domínio da Competitividade e Internacionalização (RECI), Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro
Apoio Financeiro: (POCI-01-0247-FEDER-039479)
Investimento total: 26.397.242,07
Apoio financeiro da UE: 13.280.829,24
Local: Braga, Portugal
Descarregar Ficha de Projeto