Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Factory of the Future: Smart Manufacturing

Com Programa Factory of Future, naquilo que é uma parceria entre a BOSCH e a UMinho, pretende-se responder aos desafios da competitividade da empresa na atração dos principais projetos de industrialização de novos produtos do grupo BOSCH, pelo aumento dos níveis de produtividade, eficiência, flexibilidade e qualidade da fábrica. Para isso, assume-se uma estratégia de inovação integrada que envolve a investigação e desenvolvimento de novos materiais e dispositivos para controlo de qualidade, industrialização, fabrico e gestão da fábrica; a investigação e desenvolvimento de novas técnicas, sistemas e ferramentas de controlo de qualidade; a investigação e desenvolvimento de novos processos e técnicas de fabrico; e a investigação e desenvolvimento de tecnologias de comunicação e de sistemas de informação e de apoio à decisão para a gestão das operações da fábrica.

O Programa Factory of Future irá gerar avanços científicos e tecnológicos que se irão traduzir num conjunto de processos, sistemas e ferramentas que irão conferir um alto nível de flexibilidade e qualidade, combinada com custos competitivos, às principais operações relacionadas com as diferentes fases de projetos de industrialização. O Programa é composto por cinco subprojectos que dão resposta às diferentes áreas de operação da BOSCH:

  • SP1 – Controlo de Qualidade;
  • SP2 – Logística;
  • SP3 – Processo Produtivo;
  • SP4 – Gestão de operações Industriais;
  • SP5 – Gestão de processos de negócio

Para o decurso deste Programa estão planeados 267 entregáveis, a submissão de 8 novas patentes e 45 publicações técnicas e científicas, e o alcance de 44 características inovadoras. A sua duração será de três anos, de 1 de julho de 2018 a 30 de junho de 2021.


Cofinanciado pelo FEDER através do Portugal 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), nos termos do Aviso de Abertura de Concurso n.º 26/SI/2016 no âmbito da alínea a) do n.º 1 do artigo 62º do Regulamento Específico do domínio da Competitividade e Internacionalização (RECI), Portaria n.º 57-A/2015, de 27 de fevereiro


Apoio Financeiro: (POCI-01-0247-FEDER-039479) 

Investimento total: 26.397.242,07​

Apoio financeiro da UE: 13.280.829,24​

Local: Braga, Portugal

 

ic-hmi-3logos-FEDER-descritivo.png