PONTALUMIS

Nome do projeto: PONTALUMIS - Desenvolvimento de um protótipo de uma passagem superior pedestre

Resumo

O objetivo do projeto centra-se no desenvolvimento de um protótipo de uma passagem superior pedestre para todo o tipo de vias de comunicação. O tabuleiro desenvolvido apresenta uma secção hibrida, constituída por dois perfis pultrudidos de secção I em polímero reforçado com fibra de vidro (GFRP) ligados, ao nível do banzo superior, a uma camada de compressão de betão auto-compactável reforçado com fibras de aço (SFRSCC). A ligação entre a camada de SFRSCC e os perfis de GFRP é assegurada por uma camada de adesivo de matriz polimérica, complementada com ferrolhos de aço. A camada de SFRSCC aumenta significativamente a rigidez do sistema estrutural, uma vez que é constituída por um material de elevada resistência, ductilidade e capacidade de absorção de energia. Dado que as fibras utilizadas no SFRSCC eliminaram a necessidade de utilização de armaduras convencionais em aço, a espessura da camada de SFRSCC é de apenas 38 mm. As principais vantagens desta nova tipologia de ponte pedestre são o baixo peso, a rapidez de montagem, facilidade de instalação, as propriedades de isolamento eletromagnéticas, a durabilidade melhorada, os baixos custos de manutenção, e o maior ciclo de vida.

Data de início: 06-07-2009

Data de conclusão: abril 2013

Orçamento: total 1.386.177,68€ (165.834,00€ para o ISISE)

Equipa:
ISISE-EEUM: Joaquim A.O. Barros, José Sena-Cruz, Pedro Mendes
IST-UL: João R. Correia, Fernando A. Branco, José A. Gonilha
CiviTest: Delfina Gonçalves
ALTO: Tomé Santos, Mário Alvim

Consórcio: Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE); Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa; ALTO Perfis Pultrudidos, Lda

Mais informação: http://www.isise.net/site/index.php?module=publicProjects&target=details&id=50, http://alto.pt/?1&it=noticia_reg&co=888&mop=4