Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

 Sensible Car

Em 2013 a Universidade do Minho e a Bosch iniciaram uma parceria de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, com apoio financeiro da União Europeia, que tem sido considerada um modelo de excelência na Europa.

A primeira fase foi marcada pelo HMIExcel (Human Machine Interface Excellence, 2012-2015), um projeto de investigação em torno das soluções de multimédia avançadas para automóveis na relação homem-máquina. Com um investimento de 19 milhões de euros e mais de 80 investigadores e engenheiros altamente qualificados atingiram, com sucesso, os objetivos propostos. Dentre eles, a submissão de patentes, publicações cientificas e a consolidação de mudanças positivas no âmbito da indústria.

Após o sucesso alcançado com o programa HMIExcel, a parceria de I&DT entre a Universidade do Minho e a Bosch Car Multimédia Portugal avançou, em 2015, com um novo programa, denominado INNOVATIVE Car HMI, que apresentou os excelentes resultados finais em junho de 2018.

Em julho de 2018, a parceria avançou para a 3ª fase, com o Programa Sensible Car, naquilo que é uma parceria estratégica da Bosch Car Multimedia com a Universidade do Minho e inclui um conjunto articulado de quatro Sub-Projetos em torno do desenvolvimento de sensores inteligentes críticos como resposta às capacidades exigidas ao automóvel no contexto da condução autónoma: perceção integral da envolvente, localização precisa e atualizada em tempo real e atuação sem falhas.

As inovações do projeto ultrapassam claramente as meras inovações ao nível de produtos, processos e serviços.

O principal desafio da atualidade para o setor automóvel passa por alcançar os níveis máximos de condução autónoma, em que a condução é completamente autónoma e não requer a intervenção do condutor.

Para isso, é preciso dotar o veículo automóvel de uma capacidade cada vez maior de perceber e atuar sobre o seu estado, o dos seus ocupantes e o da sua envolvente.

 Neste contexto surge o programa Sensible Car que contempla o desenvolvimento de sensores inteligentes críticos como resposta às capacidades exigidas ao automóvel no contexto da condução autónoma: perceção integral da envolvente, localização precisa e atualizada em tempo real e atuação sem falhas.

Este Programa é composto por quatro Sub-Programas: desenvolvimento de sistemas LiDAR e de sensores de condição de piso para a capacidade de perceção a 360º; o desenvolvimento do sensor Automotive Precise Positioning para a capacidade de localização; e, para a capacidade de atuação, o desenvolvimento do sensor de ângulo de direção e de sensores para controlo de motores DC de sistemas de direção.

A sua duração será de três anos, de 1 de julho de 2018 a 30 de junho de 2021.

Contactos:

António J. Pontes – Diretor de Programa UMinho e coordenador da parceria Bosch-UMinho (pontes@dep.uminho.pt)

Eduardo B. Pinto - Gestor de Programa UMinho (eduardo.pinto@eng.uminho.pt)

Jorge Cabral – Investigador responsável do Projeto (jcabral@dei.uminho.pt)

Consórcio: Universidade do Minho, Bosch Car Multimédia Portugal

Apoio Financeiro (POCI-01-0247-FEDER-037902)

Investimento total: 34.913.774,85

Apoio financeiro da UE: 21.073.806,14

Local: Braga, Portugal

 

ic-hmi-3logos-FEDER-descritivo.png