Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Paulo Sampaio integra Editorial Advisory Board de revistas de prestígio na área da Qualidade Voltar

sexta-feira, 09/09/2016   
Paulo Sampaio
O Professor Auxiliar do Departamento de Produção e Sistemas (DPS) e Vice-Presidente da EEUM foi recentemente convidado para integrar o Editorial Advisory Board de duas das principais revistas científicas na área da Qualidade - International Journal of Quality and Reliability Management e The TQM Journal.
Paulo Sampaio, docente do Departamento de Produção e Sistemas (DPS) e investigador do centro de investigação ALGORITMI da EEUM, acaba de ser convidado para integrar o Editorial Advisory Board de duas das principais revistas na área da Qualidade, ambas da editora Emerald.

O International Journal of Quality and Reliability Management é uma das melhores revistas científicas na área da Qualidade, encontrando-se no top 3 da área. Esta é uma revista que foca todos os aspetos das melhorias da indústria, desde a formação de gestores de topo a inovações em processamento e produção de forma a elevar os padrões da qualidade do produto.

The TQM Journal, outra das melhores revistas indexadas da área da Qualidade, oferece orientação prática e reflexões em torno da implementação dos princípios de Total Quality Management (gestão global da qualidade).


Relativamente às funções desempenhadas pelos membros do conselho editorial, o Professor Paulo Sampaio esclarece: “Além do normal processo de revisão de artigos que continua a ser esperado de um membro do Editorial Advisory Board, essencialmente são esperados contributos na promoção das revistas nos mais diversos meios, na avaliação de propostas de special issues, bem como na proposta de novas temáticas para as mesmas, e na definição da linha editorial da revista”.


“Para um Investigador é sempre um momento importante ser convidado a assumir este tipo de papéis, na medida em que isso se traduz num reconhecimento do trabalho realizado e da relevância do mesmo para a área de investigação em causa. Mais significado assumem estes dois convites por serem de duas das mais importantes revistas científicas na área da Qualidade”, refere Paulo Sampaio.

Paulo Sampaio completou a licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Minho em 2002 e doutorou-se na mesma universidade, em Engenharia de Produção e Sistemas, em 2008. É, desde janeiro de 2009, docente do Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da EEUM na área da Qualidade, e investigador do Centro de Investigação ALGORITMI. Em 2012, foi distinguido pela American Society for Quality (ASQ) pelos seus contributos inovadores na área da Qualidade com a Feigenbaum Medal, o maior prémio internacional no domínio da Qualidade destinado a reconhecer anualmente, a nível mundial, uma pessoa com menos de 35 anos que se tenha destacado pelo seu contributo para o progresso da área da Qualidade. Mais recentemente, em 2014, foi aceite na prestigiada organização mundial International Academy for Quality (IAQ), cujo processo de admissão é realizado por proposta de dois académicos provenientes de dois continentes diferentes do candidato.
Contacts:
Paulo Sampaio
paulosampaio@dps.uminho.pt
Paulo Sampaio