Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

HASLab lança nova aplicação SafeCloud Photos Voltar

quinta-feira, 08/09/2016   
HASLab_1
O Centro de Investigação em Software Confiável (HASLab) da EEUM, centro de I&D integrado do INESC TEC, organizou a terceira edição do Open Day HASLab no passado dia 8 de setembro, lançando neste evento a nova aplicação móvel SafeCloud Photos. O evento contou com cerca de 70 participantes e teve como tema principal “Qualidade em Software”.
O centro de investigação HASLab (Centro de Investigação em Software Confiável) da EEUM organizou em setembro a terceira edição do Open Day HASLab, com o objetivo de apresentar os mais recentes resultados de investigação do centro e uma nova aplicação - a SafeCloud Photos.

O evento contou com a presença de cinco empresas de renome nacional nas áreas da tecnologia, da ciência e da inovação. Depois de uma breve sessão de abertura realizada pelo Presidente do INESC TEC, José Manuel Mendonça, e de uma breve apresentação do HASLab, feita por um dos coordenadores do Centro, Manuel Barbosa, professor do Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, o painel de discussão teve a participação da OutSystems, i2S, Feedzai, Primavera BSS e Critical Manufacturing. Neste painel de discussão, moderado por José Nuno Oliveira, investigador do HASLab e Professor Catedrático do Departamento de Informática (DI) da EEUM, foram discutidos vários pontos relacionados com a qualidade do software, bem como a forma como as empresas convidadas, produtoras de software, conseguem desenvolver software sem que nada falhe.
Da parte da tarde, os alunos de doutoramento e investigadores de pós-doutoramento também tiveram a oportunidade de mostrar o seu trabalho, através de uma exposição de cerca de 20 posters.

Mais tarde, decorreu o lançamento da SafeCloud Photos, uma aplicação móvel que pretende ser a mais segura do mercado, garantindo a máxima privacidade e segurança das fotografias carregadas. A SafeCloud Photos está já disponível para download na App Store (iOS) e na Google Play Store (Android). Para Francisco Maia, um dos responsáveis pelo desenvolvimento desta aplicação e também investigador do HASLab, “cada um dos pedaços em que a fotografia fica dividida na Safecloud Photos não revela absolutamente nenhuma informação sobre a foto, que só pode ser acedida nos nossos dispositivos, pois apenas estes têm acesso simultâneo a todos os pedaços”.

O evento terminou com a intervenção de Alcino Cunha, Professor Auxiliar do Departamento de Informática (DI) da EEUM, um dos coordenadores do centro, encorajando possíveis futuras parcerias com as empresas e outras entidades presentes na sessão.

Mais informação: http://haslab.uminho.pt/
HASLab_1
HASLab_2
HASLab_3
HASLab_4