Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Presidente da EEUM em conferência final do projeto TEMPUS DAPEEWB Voltar

quinta-feira, 13/10/2016    Tirana, Albania
Missao_Albania_1
João L. Monteiro, Presidente da EEUM, deslocou-se à Albânia no passado dia 13 de outubro para participar na conferência final do projeto TEMPUS “Developing and Adapting Professional Programs for Energy Efficiency in the Western Balkans” (DAPEEWB).
O Professor João L. Monteiro, Presidente da EEUM, deslocou-se recentemente em missão à POLIS University, Albânia. A visita foi enquadrada na conferência final do projeto TEMPUS “Developing and Adapting Professional Programs for Energy Efficiency in the Western Balkans” (DAPEEWB), que decorre entre dezembro de 2013 e novembro de 2016. O projeto, coordenado pela POLIS University, envolve 11 parceiros de 7 países, entre os quais a UMinho, através do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da EEUM. A coordenação da equipa da UMinho esteve a cargo de Manuela Almeida, Professora Associada do DEC.

João L. Monteiro foi convidado a integrar a mesa de palestrantes na sessão sobre cooperação e qualidade no ensino, tendo apresentado o tema “Best Practices among university cooperation”. A sessão incluiu ainda as intervenções de Flora Krasniqi, coordenadora do projeto, Besnik Aliaj, Reitor da POLIS University, Redi Shtino, Vice-Ministro da Educação e Ciência, Blendi Klosi, Ministro da Juventude e Previdência Social, Edit Dibra, coordenadora local da Agência Erasmus+ Office em Tirana, Albânia, e Stephan Pinkau, docente da Anhalt University of Applied Sciences na Alemanha.

O projeto DAPEEWB foi o primeiro projeto financiado pelo programa TEMPUS liderado por uma instituição de ensino superior albanesa. O projeto teve como principal objetivo modernizar o ensino na Albânia, Kosovo e Montenegro, indo ao encontro das necessidades do mercado destes países no que toca a programas de formação profissional na área da eficiência energética. No decorrer do projeto, foram criados programas de formação de nível pós-secundário e de pós-graduação em cinco instituições nos três países já referidos, com o objetivo de formar quadros técnicos com competências aplicadas em eficiência energética. Os técnicos recém-graduados terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, aplicando e promovendo as mais recentes tecnologias e práticas com vista à utilização eficiente de energia em atuais e futuros projetos de construção, e ainda de desempenhar funções de assistente de investigação nesta área.

A equipa da UMinho que participou no projeto colaborou diretamente no desenvolvimento do plano de estudos, contribuindo com a larga experiência nas áreas de tecnologias e materiais de construção, isolamento térmico assim como os quadros regulamentares europeus na área da eficiência energética. A equipa participou ainda na lecionação dos módulos do curso.

Para João L. Monteiro, “em termos da estratégia da EEUM, e numa política de uma Europa que olha para o futuro, os Balcãs são uma região de elevado potencial. Estes países têm necessidades de formação quer no pós-secundário, quer na licenciatura e pós-graduação, pelo que os laços de cooperação já criados podem dar origem a colaborações mais ambiciosas”.

+ Info:
http://www.eewb.org/


Missao_Albania_1
Missao_Albania_2
Missao_Albania_3
Missao_Albania_4
Missao_Albania_5