Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Nova direção do DEB toma posse Voltar

sexta-feira, 21/10/2016   
Tomada de Posse DEB_1
A nova direção do Departamento de Engenharia Biológica (DEB) da EEUM tomou posse a 21 de outubro.
António Augusto Martins Oliveira Soares Vicente, Professor Associado com Agregação do Departamento de Engenharia Biológica (DEB) da EEUM, foi eleito diretor deste departamento para o biénio 2016-2018. A equipa da direção conta ainda com Lígia Raquel Marona Rodrigues, Professora Auxiliar do DEB, como diretora-adjunta.

O novo diretor do DEB assumiu o compromisso para com todos os membros do DEB, principalmente para com os alunos, sendo o departamento essencialmente um projeto de ensino. António Vicente saudou o trabalho desenvolvido pelo diretor cessante, o Professor Armando Venâncio, confiando dar continuidade ao projeto e esperando introduzir algumas inovações. O principal desafio será a atração de novos alunos para os projetos de ensino da área científica do departamento, mantendo a linha de colaboração ao nível da investigação com o Centro de Engenharia Biológica (CEB).

António Augusto Martins Oliveira Soares Vicente é Engenheiro Alimentar (1994) pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, Doutor em Engenharia Química e Biológica (1998) e Agregado em Engenharia Química e Biológica (1998) pela Universidade do Minho. Desde o doutoramento que trabalha em tecnologia de fermentação, nomeadamente no desenho e operação de reatores biológicos para obtenção de bioetanol e produtos de elevado valor acrescentado a partir de subprodutos da indústria alimentar. Tem também dedicado a sua atividade de investigação a temas relacionados com a Indústria Alimentar, nomeadamente novas tecnologias de processamento térmico (campos elétricos moderados/aquecimento óhmico, onde tem estudado o efeito da corrente elétrica em biomoléculas), revestimentos comestíveis para produtos alimentares (queijos, frutos, legumes, pescado...) e nanotecnologia aplicada a sistemas alimentares. Tem publicados cerca de 200 artigos em revistas internacionais com a avaliação plena, cerca de 25 capítulos em livros de circulação internacional, 4 patentes e é editor de quatro livros científicos. Orientou/orienta 16 investigadores pós-doutorados, 25 trabalhos de doutoramento, e cerca de 35 trabalhos de mestrado. Tem sido uma prioridade a manutenção de um contacto muito próximo com a indústria, tendo estado envolvido em vários projetos de investigação nacionais e internacionais, juntamente com parceiros industriais, tanto como participante como coordenador. Atualmente, é Professor Associado com Agregação no DEB e Investigador no CEB, na EEUM.

O Departamento de Engenharia Biológica (DEB) é responsável pela produção e pela transmissão de conhecimento nas áreas científicas de Engenharia Biológica, Engenharia Química e Engenharia Biomédica. A Universidade do Minho foi pioneira em Portugal no lançamento de uma licenciatura em Engenharia Biológica, tendo o primeiro curso sido iniciado em outubro de 1986.

+ Info: www.deb.uminho.pt
Tomada de Posse DEB_2
Tomada de Posse DEB_3
Tomada de Posse DEB_1