Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Nelson Lima reeleito Presidente da Organização Europeia de Coleções de Culturas Voltar

sexta-feira, 04/11/2016   
Nelson Lima
Nelson Lima, Diretor da Micoteca da Universidade do Minho (UMinho), foi reeleito Presidente da Organização Europeia de Coleções de Culturas (ECCO) depois de uma votação unânime na cidade de Aberdeen, Reino Unido.
O investigador do Centro de Engenharia Biológica (CEB) e diretor da Micoteca da UMinho, Nelson Lima, foi recentemente reeleito, por unanimidade, Presidente da ECCO - Organização Europeia de Coleções de Culturas, uma organização científica que promove a colaboração e o intercâmbio de ideias sobre os aspetos da atividade da coleção de culturas de microrganismos. A reeleição de Nelson Lima para um novo mandato de três anos tem por base o reconhecimento do trabalho realizado pelo investigador no primeiro mandato, quer para a modernização da organização, quer pela consolidação de parcerias com entidades semelhantes à escala mundial.

Criada em 1981, a ECCO é uma organização que visa apoiar os interesses das coleções europeias de microrganismos e dos seus utilizadores. A melhoria das normas de recolha de cultura científica e técnica, bem como a promoção e o desenvolvimento de um ambiente colaborativo e de partilha de experiências entre as várias instituições são alguns dos objetivos da ECCO e do presente mandato.

A ECCO representa atualmente 61 entidades que reúnem coleções de culturas, como é o caso das leveduras, fungos filamentosos, bactérias, linhas celulares, vírus e algas, entre várias outras. Oriundas de 22 países europeus, estas instituições permitem o acesso a mais de 400 mil estirpes de microrganismos e à sua informação associada.

Para além de investigador do CEB, Nelson Lima é também fundador e diretor da Coleção Portuguesa de Culturas de Fungos Filamentosos presente na Micoteca da UMinho, tendo já uma vasta experiência na carreira de investigação. O presidente reeleito recebeu, recentemente, o título de Professor Honoris Causa entregue pela Universidade Federal de Pernambuco, no Recife, Brasil, pelo trabalho desenvolvido nesta instituição de ensino superior.

Sediada no CEB, a Micoteca da UMinho conta com uma equipa que já ultrapassa os 300 investigadores. Estes dados espelham uma elevada atividade científica e refletem-se no número de artigos publicados em revistas internacionais de renome, em 16 patentes obtidas e por ter originado, até ao momento, 13 novas spin-off.

+ info: http://www.eccosite.org/
Nelson Lima
MUM
ECCO_logo
Laboratório