Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Novo Centro de Investigação Europeu em Portugal Voltar

segunda-feira, 14/11/2016   
The Discoveries Centre_logo
A Comissão Europeia aprovou o financiamento para a criação do Discoveries Centre. O novo centro – na área da medicina regenerativa – terá a sede em Portugal e será coordenado pela UMinho.
Foi aprovada a candidatura à Comissão Europeia para a criação de um novo centro de investigação Europeu. O Discoveries Centre pretende ser um Centro de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão em Portugal, é liderado pela UMinho e resulta da parceria entre cinco universidades portuguesas (Minho, Porto, Aveiro, Lisboa e Nova de Lisboa) e a University College London (UCL), do Reino Unido.

O projeto – apresentado publicamente em maio deste ano no Porto – tem como objetivo a investigação multidisciplinar que promete trazer métodos inovadores com aplicações na prevenção e tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neuro-degenerativas e cardiovasculares. Conta com 15 milhões de euros de financiamento direto proveniente da Comissão Europeia, bem como o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regionais (CCDR) do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo.

A iniciativa aprovada teve a coordenação científica e a liderança da preparação da candidatura, bem como a futura instalação do centro, a cargo de Rui Reis, vice-reitor da UMinho, diretor do Grupo 3B’s (Grupo de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos) da EEUM, presidente mundial da TERMIS – Tissue Engineering and Regenerative Medicine International Society e ainda diretor-geral do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa.

Estima-se que o investimento total do projeto ronde os 100 milhões de euros nos próximos sete anos, acrescidos de verbas próprias conseguidas em concursos e contratos pelos investigadores do novo centro.

The Discoveries Centre_logo
Rui L. Reis (foto de Nuno Gonçalves/UMdicas)
The Discoveries Centre_lab