Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Advanced Course in Materials, Techniques and Design Approaches for the Structural Strengthening Voltar

19/06/2017 - 30/06/2017   
Curso Avançado_banner
O curso vai ter lugar no Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Guimarães, entre os dias 19 a 30 de junho de 2017.
O Curso Avançado em Materiais, Técnicas e Abordagens de Design para o Fortalecimento de Estruturas visa proporcionar uma sólida formação sobre o uso de cimento avançado e materiais à base de polímeros, técnicas de fortalecimento adequadas e diretrizes de projeto.

Num futuro próximo, os recursos a serem investidos na reabilitação do património construído irão exceder os que são gastos em novas construções. Para garantir um investimento público e privado sustentável neste setor, é fundamental que os intervenientes nas respetivas atividades possam obter formação actualizada sobre o conhecimento mais atual nesta área temática, de forma a implementar intervenções abrangentes e sustentáveis na reabilitação do ambiente construído.

Nas últimas décadas, foram desenvolvidos novos materiais que podem ser utilizados no reforço de estruturas existentes, como os materiais poliméricos reforçados com fibras ou os materiais de base cimentícia também reforçados com fibras. Os materiais referidos apresentam elevada resistência à tração, boa ductilidade, leveza e acrescida durabilidade, tornando-se uma alternativa muito vantajosa aos materiais tradionalmente utilizados em aplicações estruturais.

O presente curso surge no contexto do reforço e da reabilitação estrutural do património construído, e tem como objetivo proporcionar uma formação sólida na utilização de materiais poliméricos e materiais de matriz cimentícia no reforço estrutural, na utilização de técnicas avançadas de análise e reforço estrutural, e na utilização da regulamentação mais recente associada ao reforço estrutural. O curso deverá ser capaz de proporcionar a cada participante competências para definir estratégias de inspeção e diagnóstico adequadas, selecionar materiais e técnicas de reforço apropriadas e desenvolver modelos numéricos avançados das estruturas analisadas.

+ info: http://sc.civil.uminho.pt/strengtheningtechniques/index.php
Sónia Esteves: sonia.esteves@civil.uminho.pt
Curso Avançado_banner
Curso Avançado_foto1
Curso Avançado_foto2
Curso Avançado_foto3