Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

HASLab participa no novo projeto europeu na área das Smart Grids Voltar

sexta-feira, 24/02/2017   
01
O Centro de Investigação em Software Confiável (HASLab) da EEUM inicia um novo projeto europeu que visa a inovação ao nível dos serviços energéticos. A reunião de arranque teve lugar em Lisboa, nos dias 12 e 13 de janeiro.
O projeto europeu InteGrid tem como objetivo desenvolver e demonstrar em ambiente real – em Portugal, Suécia e Eslovénia – soluções inovadoras de gestão da rede de distribuição e novos serviços energéticos com elevada escalabilidade e replicabilidade, envolvendo os cidadãos, comunidades e empresas.

A participação do INESC TEC divide-se pelo HASLab da EEUM e pelo Centro de Sistemas de Energia (CPES). O HASLab está focado no desenvolvimento de uma nova plataforma de mercado, em conjunto com a SAP, com o objetivo de estimular o aparecimento de novos modelos de negócio na área de gestão de dados, na exploração da flexibilidade no consumo de energia elétrica e na eficiência energética. Já o CPES é o coordenador técnico do projeto e tem uma participação ativa nas atividades relacionadas com novas ferramentas para gestão da rede elétrica e criação de modelos de negócio inovadores para clientes do setor industrial e doméstico.

O InteGrid conta com 14 parceiros de oito países europeus (Portugal, Alemanha, Espanha, Suécia, Holanda, Áustria, Eslovénia e Reino Unido) que cobrem toda a cadeia de valor, com operadores de redes de distribuição, comercializadores, empresas de TIC, consumidores industriais, PME’s e instituições de I&D, em colaboração com os organismos relevantes ao nível nacional e da União Europeia. Em Portugal, entre os parceiros associados, destacam-se a EDP Distribuição, o Centre for New Energy Technologies (CNET), o INESC TEC, as Águas de Portugal, a DNV GL e a SAP.

A reunião de arranque do InteGrid teve lugar nos dias 12 e 13 de janeiro, em Lisboa. Este projeto é coordenado pela EDP Distribuição e foi aprovado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa Europeu Horizonte 2020, com um orçamento de 15 milhões de euros e com uma duração de 42 meses.

+ info: http://haslab.uminho.pt/
01