Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
EN PT

Equipa do HASLab tem duas publicações classificadas com core A Voltar

terça-feira, 02/05/2017   
1
A equipa de Engenharia de Software do Centro de Investigação em Software Confiável (HASLab) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) teve recentemente duas publicações aceites numa das revistas científicas de topo da área.
Alcino Cunha (docente no Departamento de Informática da EEUM), Nuno Macedo e Paolo Masci, (investigadores do HASLab da EEUM), em conjunto com os seus coautores, viram aceites os seus artigos científicos na revista IEEE – Transações em Engenharia de Software. Esta revista trata-se de uma publicação de topo na área da Engenharia e Software, cujo enfoque se centra em resultados teóricos bem definidos e estudos empíricos com potencial impacto na construção, análise ou gestão de software.

Intitulado “A feature-based classification of model repair approaches”, o artigo de Alcino Cunha e Nuno Macedo aborda a Engenharia orientada a modelos (MDE), que é uma metodologia de desenvolvimento de software que se concentra na criação e exploração de modelos de domínio. À medida que os cenários de popularidade e aplicação da MDE se expandem, inúmeras técnicas foram desenvolvidas com o intuito de abordar tarefas variadas em contextos específicos. Esta investigação foca-se especificamente em técnicas de reparação de modelos, essenciais para gerir a consistência em ambientes que desenvolvem a MDE. O artigo propõe um sistema de classificação para técnicas de reparação de modelos, com base em características identificadas através de uma revisão bibliográfica de abordagens existentes. O objetivo é auxiliar os programadores e investigadores a comparar o seu trabalho sob um quadro unificador e de apoio, e os profissionais da MDE na escolha de técnicas apropriadas para as suas necessidades específicas.

Paolo Masci submeteu o artigo científico intitulado “A PVS-Simulink integrated environment for model-based analysis of cyber-phyical systems” também para a mesma revista. O artigo apresenta uma metodologia – com uma ferramenta de suporte – para a modelação e análise integradas de componentes de software em sistemas ciber-físicos. Os sistemas ciber-físicos são sistemas inteligentes autónomos que envolvem uma alta conectividade e integração de componentes heterogéneos. Um exemplo de um sistema ciber-físico é um dispositivo de marca-passo que monitoriza e controla a contração do coração para manter o ritmo cardíaco dentro do seu intervalo fisiológico.

O objetivo final deste trabalho passa por facilitar a introdução de tecnologias de verificação formais no processo de desenvolvimento de software de sistemas ciber-físicos, o que normalmente requer o uso integrado de diferentes tipos de modelos e ferramentas.

+ info: http://haslab.uminho.pt/
1
1